dc.contributor.advisor | Romão, Wanderson | |
dc.contributor.author | Terci, Tailla | |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T17:01:09Z | |
dc.date.available | 2023-06-30T17:01:09Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | ALLINGER, N. L., Cava, M. P., JONGH, D. C., JOHNSON, C. R., LEBEL N. A. e STEVENS, C. L. Química Orgânica, 2. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1976 ARAÚJO, Gustavo Cunha; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezarra. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A Margem - Estudos, v. 1, nº 2, p. 26-36, 2008. ARSENEAULT, L. A interacção entre perturbação mental e violência. In M. H. Damião da Silva, A. C. Fonseca, L. Alcoforado, M. M. Vilar & C. M. Vieira (Eds.), Crianças e Jovens em Risco (pp. 115-140), 2003. Coimbra: Almedina. BAGGIO, Emmanuele Vianna. Monitoramento do uso de cannabis por condutores de veículo automotor: desenvolvimento de método bioanalítico compatível com a rotina laboratorial da perícia no Brasil. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, Porto Alegre, 2017. BAUER, Tatiane Xavier; VOLPATO, Rosa Jacinto; NASCIMENTO, Vagner Ferreira do; ROCHA, Elias Marcelino da; OLIVEIRA, Pâm | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3322 | |
dc.description.abstract | O acesso à ciência é fundamental para que a sociedade possa se tornar crítica e capaz de exercer de forma plena sua cidadania, não se restringindo a um grupo seleto que compõe a comunidade científica. Para isso é importante entendê-la como uma linguagem que facilita a leitura, a compreensão e a crítica do mundo. Particularmente em relação as histórias em quadrinhos (HQs), estas se adequam tanto como um recurso didático para alfabetização científica como para a divulgação científica, de uma forma lúdica, em um formato que inclui desenhos e personagens, e recursos verbais, capaz de abordar diversas temáticas, inclusive aquelas críticas de serem abordadas e que tenham importância social, de saúde e segurança pública, como a temática drogas de abuso. O termo drogas pode ser definido como qualquer substância que possa modificar as funções do organismo acarretando em alterações fisiológicas ou comportamentais, e são subdivididas em ilícitas e licitas. Em especial, a droga ilícita maconha lidera os rankings de apreensão no Brasil, quando comparada as demais drogas ilícitas apreendidas no território nacional. Assim, um recurso didático sobre esta temática foi desenvolvido, juntamente com esta dissertação, utilizando a plataforma Pixton, no formato de HQ, contemplando conceitos de química como por exemplo: fórmulas químicas (moleculares e estruturais), massa molecular, massa atômica, isomeria e funções orgânicas, com intuito também de informar os malefícios do uso destes entorpecentes, bem como abordar a legislação que o norteia. Este material teve como público alvo alunos do ensino médio de uma escola estadual do município de Linhares. O trabalho foi dividido em três etapas principais: elaboração do recurso didático, validação e aplicação. Na etapa de validação, o material desenvolvido foi previamente avaliado por profissionais da área de Química e afins, e também por um grupo de alunos do ensino médio da rede Estadual. A aplicação do recurso foi para mais turmas de alunos, também da mesma escola estadual, através de uma sequência didática (SD) com foco nos três momentos pedagógicos proposto por Delizoicov. Os resultados obtidos mostraram que a HQ e a SD contribuíram para os alunos compreenderem a respeito das drogas, em especial a maconha, além dos conceitos químicos. Além de contribuírem para a prática da leitura e divulgação científica. Além disso, a utilização de temas geradores, que fazem parte do contexto dos alunos, contribui de maneira significativa para despertar o interesse dos mesmos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Access to science is essential for society to become critical and able to fully exercise
its citizenship, not restricted to a select group that makes up the scientific community.
For this, it is important to understand it as a language that facilitates the reading,
understanding, and criticism of the world. Particularly in relation to comics, these are
suitable both as a didactic resource for scientific literacy and for scientific
dissemination, in a playful way, in a format that includes drawings and characters, and
verbal resources, able to address various issues, including those critical to be
addressed and that have social, health, and public safety importance, such as the
theme of drugs of abuse. The term drugs can be defined as any substance that can
modify the functions of the organism resulting in physiological or behavioral changes,
and are subdivided into illicit and licit. In particular, the illicit drug marijuana leads the
rankings of seizures in Brazil, when compared to other illicit drugs seized in the national
territory. Thus, a didactic resource on this theme was developed, along with this
dissertation, using the Pixton platform, in a comic book format, contemplating
chemistry concepts such as: chemical formulas (molecular and structural), molecular
mass, atomic mass, isomery and organic functions, with the intention of also informing
the dangers of the use of these drugs, as well as approaching the legislation that
guides it. This material had as its target audience high school students from a state
school in the city of Linhares. The work was divided into three main stages: didactic
resource elaboration, validation, and application. In the validation stage, the developed
material was previously evaluated by professionals in the field of chemistry and related
areas, and also by a group of high school students from the state school network. The
resource was applied to other classes of students, also from the same state school,
through a didactic sequence (DS) focused on the three pedagogical moments
proposed by Delizoicov. The results obtained showed that the comic book and the DS
contributed to the students' understanding about drugs, especially marijuana, beyond
the chemical concepts. Besides contributing to the practice of reading and scientific
dissemination. Moreover, the use of generating themes that are part of the students'
contexts contributes significantly to awaken their interest.
Key words: chemistry. drug. comics. marijuana | pt_BR |
dc.format.extent | 150 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | química, drogas, história em quadrinhos, maconha | pt_BR |
dc.subject | química, drogas, história em quadrinhos, maconha | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um recurso didático no formato de histórias em quadrinhos para abordar a temática da maconha no ensino de química | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4536450228453085 | pt_BR |
dc.identifier.capes | 0000 | pt_BR |
dc.contributor.member | Moura, Paulo | |
dc.contributor.member | Filgueiras, Paulo | |
Redes Sociais