O possível uso da gamificação apoiando o ensino das Ciências Agrárias ou Agrícolas

LIRIO, Larissa Freitas (2023)

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A gamificação está presente no dia a dia de várias pessoas, porém muitas vezes passa despercebido pelo fato de muitos não entenderem especificamente o ato de gamificar e acabam tratando sempre como um jogo comum. A gamificação vem sendo cada vez mais expandida em várias áreas com intuito de obter resultados e isso não seria diferente no campo educacional. O uso da gamificação como apoio no ensino de Ciências Agrícolas é de suma importância para a educação e desenvolvimento dos alunos, trata-se de uma atividade didática que promove maior interação e desenvolvimento dos mesmos, e requer disciplina para o cumprimento de metas e tarefas propostas pelo jogo, melhor engajamento dos alunos e auxilia na solução de problemas e desafios propostos. Ela vem sendo muito difundida nos últimos anos no contexto educacional como uma forma de aprimorar o conhecimento e motivar os alunos. Ressalta-se que a gamificação não está refém da tecnologia, é possível gamificar sem o uso de computadores e internet, utilizando materiais comuns do dia a dia. Objetiva-se com esse trabalho mostrar aos professores e alunos a importância e a as possíveis formas de uso da gamificação na educação como uma ferramenta de apoio ao professor para ministrar conteúdos sejam eles dentro ou fora da sala de aula, e uma fonte de conhecimento para os alunos para melhor assimilação de conteúdo, mostrando mecanismos provenientes de jogos que podem ser utilizados nos processos de gamificação na educação. Explicar também alguns conceitos sobre a gamificação explorando seus fatores motivacionais. Para atender tais objetivos será feita uma revisão bibliográfica sobre o tema com conteúdo retirados de artigos, revistas, webinários, que permitirá o cumprimento e execução do trabalho, e uma entrevista feita com professores atuantes em sala de aula, demostrando seus conhecimentos sobre a gamificação.


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