Show simple item record

Do cômico ao crítico : as crônicas humorísticas de Luis Fernando Veríssimo na formação de leitores no segundo segmento da EJA

dc.contributor.advisorSilva, Lucas do Passos e
dc.contributor.authorRecla, Graciella Costa Marim
dc.date.accessioned2023-06-30T12:21:52Z
dc.date.available2023-06-30T12:21:52Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRECLA, Graciella Costa Marim. Do cômico ao crítico : as crônicas humorísticas de Luis Fernando Veríssimo na formação de leitores no segundo segmento da EJA. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3320
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa propõe um trabalho de leitura e reflexão a partir de crônicas humorísticas de Luis Fernando Verissimo, como elemento central no processo de formação do leitor crítico no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para isso, apresenta considerações sobre como tal gênero, tendo como uma de suas características o humor, pode contribuir nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com algumas particularidades da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), cujo foco é desenvolver estratégias de incentivo à leitura na formação do leitor crítico na EJA a partir das crônicas de humor de Luis Fernando Verissimo e aplicar uma sequência expandida, revelando, assim, o potencial que as crônicas humorísticas podem ter no processo de formação de leitores em uma turma de segundo segmento da EJA da EEEFM João Neiva, situada em João Neiva, cujos alunos são, em sua maioria, adultos e apresentam dificuldades quanto à leitura e compreensão de textos. Teoricamente, as reflexões estão pautadas nas concepções de Freire (1992, 2005), Solé (1998), Koch e Elias (2008), Kleiman (2004ab), Soares (2009) e Geraldi (2012) sobre a prática de leitura; Candido (1992), Sá (1992) e Simon (2015) sobre o gênero textual crônica; Freud (2017), Possenti (1998, 2021), Bergson (2018) e Propp (1992) sobre o humor e a comicidade; Cosson (2007) e Zilberman (1991) sobre o ensino da literatura; e Arroyo (2005, 2011) e Soares (2002, 2011) sobre a EJA e suas especificidades. A pesquisa resultou em um site, como produto educacional, abarcando todos os desdobramentos deste estudo: o subsídio teórico-metodológico necessário para a aplicação da sequência expandida, que visava ao ensino da leitura pautado em estratégias; um passo a passo das atividades desenvolvidas, entre elas um texto interativo, em formato de jogo no Google Forms; a produção do livro de crônicas humorísticas Mais humor, por favor, escrito por estudantes da EJA; e a importância do trabalho para a comunidade local e sua repercussão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCentro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE)pt_BR
dc.format.extent171 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLeitura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Crônicapt_BR
dc.subjectCrônicas brasileiras – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompreensão na leitura – Crônicapt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Leitura – Crônicapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos – Leitura – Humor, sátira, etcpt_BR
dc.titleDo cômico ao crítico : as crônicas humorísticas de Luis Fernando Veríssimo na formação de leitores no segundo segmento da EJApt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos literáriospt_BR
ifes.advisor.latteslattes.cnpq.br/7618847422448650pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado em Letras
dc.contributor.memberSantos, Rodrigo Alves dos
dc.contributor.memberCastro, Mayelli Caldas de
dc.contributor.memberSilva, Lucas do Passos e
ifes.member.latteslattes.cnpq.br/377237003112447pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record