Show simple item record

AUTISMO, MATEMATICA E ARTE (AMA): APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS POR UMA CRIANÇA AUTISTA UTILIZANDO A ARTE VISUAL

dc.contributor.advisorThiengo, Edmar Reis
dc.contributor.authorPortella, Estéfano Stange
dc.contributor.authorThiengo, Edmar Reis
dc.date.accessioned2023-06-29T15:12:09Z
dc.date.available2023-06-29T15:12:09Z
dc.date.issued2022-12-01
dc.identifier.citationPORTELLA, E. S. Autismo, matemática e arte (AMA): apropriação do conceito de número por uma criança autista utilizando a arte visual. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo). Vila Velha-ES, 2022.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8263-642-8
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3318
dc.description.abstractThis master's research investigated how visual art can collaborate in the process of appropriation of the concept of number by an autistic child, student of Elementary School I of a public school in the city of Vila Velha/ES. We use theories such as the mediation process, the Zone of Imminent Development and the compensation mechanisms discussed by Lev S. Vygotsky. In order to enrich this reflection, we dialogued with Alexander R. Luria, Ramon M. Cosenza and Leonor B. Guerra, Maria Teresa E. Mantoan, Ana Beatriz B. Silva and Leo Kanner. The study is of a qualitative nature, having as method adopted the case study, according to the assumptions of Robert K. Yin, in which mathematics teaching strategies are applied through the playfulness of visual art in different perspectives, with an evaluation regarding receptivity of the autistic child in view of the strategies adopted. In methodological terms, data were collected through written and oral records, unstructured interviews, production of a field diary, photographs and audio and video recordings of the participants, mainly the student and the researcher. The student, through the stimuli together with the compensatory mechanisms, developed his numerical thinking in a particular way, with specific strategies of his reasoning. With the unfolding of the research, it was possible to validate that art comes to help the process of appropriation of the concept of number by an autistic child with the development of students' skills, arouse interest in learning dynamic mathematics and, also, as a means of expression and communication, in addition to contributing to the control of emotions, developing creativity, social skills, motor coordination and exercising the nervous system. The exhibition of works produced by the autistic child and classmates was held. The educational product, the result of the research, is a catalog of works containing descriptions, a discussion of the contents worked in the production, as well as suggestions for the use of visual art for the appropriation of the concept of number per autistic child.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado investigou como a arte visual pode colaborar no processo de apropriação do conceito de número por uma criança autista, aluno do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de Vila Velha/ES. Utilizamos teorias como o processo de mediação, da Zona de Desenvolvimento Iminente e os mecanismos de compensação discutidos por Lev S. Vigotski. Com o intuito de enriquecer essa reflexão, dialogamos com Alexander R. Luria, Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra, Maria Teresa E. Mantoan, Ana Beatriz B. Silva e Leo Kanner. O estudo é de cunho qualitativo, tendo como método adotado o estudo de caso, segundo os pressupostos de Robert K. Yin, em que são aplicadas estratégias de ensino da matemática escolar por intermédio da ludicidade da arte visual em diversas perspectivas, com avaliação referente à receptividade da criança autista face às estratégias adotadas. Em termos metodológicos, os dados foram coletados por meio de registros escritos e orais, entrevista não estruturada, produção de diário de campo, fotografias e gravações de áudio e vídeo dos participantes, principalmente, o aluno e o pesquisador. O aluno, por intermédio dos estímulos junto com os mecanismos compensatórios, desenvolveu seu pensamento numérico de forma particular, com estratégias especificas de seu raciocínio. Com o desdobramento da pesquisa foi possível validar que a arte vêm para auxiliar o processo de apropriação do conceito de número por uma criança autista com o desenvolvimento das habilidades dos alunos, despertar o interesse pela aprendizagem de uma matemática escolar dinâmica e, ainda, como meio de expressão e comunicação, além contribuir no controle das emoções, desenvolver a criatividade, as habilidades sociais, a coordenação motora e exercitar o sistema nervoso. Foi realizada a exposição das obras produzidas pela criança autista e colegas de sala de aula. O produto educacional, resultado da pesquisa, é um catálogo das obras contendo as descrições, a discussão dos conteúdos trabalhados na produção, além de sugestões de uso da arte visual para a apropriação do conceito de número por criança autista.pt_BR
dc.format.extent166 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAutismo. Arte visual. Matemática. Apropriação Conceito de Número.pt_BR
dc.titleAUTISMO, MATEMATICA E ARTE (AMA): APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS POR UMA CRIANÇA AUTISTA UTILIZANDO A ARTE VISUALpt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/3711344395240543pt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaEDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PARA A JUSTIÇA SOCIALpt_BR
ifes.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/3711344395240543pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberPinto, Antonio Henrique
dc.contributor.memberManrique, Ana Lucia
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4423-4939pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1422316224223725pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4423-4939pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record