dc.contributor.advisor | Thiengo, Edmar Reis | |
dc.contributor.author | Portella, Estéfano Stange | |
dc.contributor.author | Thiengo, Edmar Reis | |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T15:12:09Z | |
dc.date.available | 2023-06-29T15:12:09Z | |
dc.date.issued | 2022-12-01 | |
dc.identifier.citation | PORTELLA, E. S. Autismo, matemática e arte (AMA): apropriação do conceito de número por uma criança autista utilizando a arte visual. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo). Vila Velha-ES, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8263-642-8 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3318 | |
dc.description.abstract | This master's research investigated how visual art can collaborate in the process of
appropriation of the concept of number by an autistic child, student of Elementary
School I of a public school in the city of Vila Velha/ES. We use theories such as the
mediation process, the Zone of Imminent Development and the compensation
mechanisms discussed by Lev S. Vygotsky. In order to enrich this reflection, we
dialogued with Alexander R. Luria, Ramon M. Cosenza and Leonor B. Guerra, Maria
Teresa E. Mantoan, Ana Beatriz B. Silva and Leo Kanner. The study is of a qualitative
nature, having as method adopted the case study, according to the assumptions of
Robert K. Yin, in which mathematics teaching strategies are applied through the
playfulness of visual art in different perspectives, with an evaluation regarding
receptivity of the autistic child in view of the strategies adopted. In methodological
terms, data were collected through written and oral records, unstructured interviews,
production of a field diary, photographs and audio and video recordings of the
participants, mainly the student and the researcher. The student, through the stimuli
together with the compensatory mechanisms, developed his numerical thinking in a
particular way, with specific strategies of his reasoning. With the unfolding of the
research, it was possible to validate that art comes to help the process of appropriation
of the concept of number by an autistic child with the development of students' skills,
arouse interest in learning dynamic mathematics and, also, as a means of expression
and communication, in addition to contributing to the control of emotions, developing
creativity, social skills, motor coordination and exercising the nervous system. The
exhibition of works produced by the autistic child and classmates was held. The
educational product, the result of the research, is a catalog of works containing
descriptions, a discussion of the contents worked in the production, as well as
suggestions for the use of visual art for the appropriation of the concept of number per
autistic child. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado investigou como a arte visual pode colaborar no processo
de apropriação do conceito de número por uma criança autista, aluno do Ensino
Fundamental I de uma escola pública da cidade de Vila Velha/ES. Utilizamos teorias
como o processo de mediação, da Zona de Desenvolvimento Iminente e os
mecanismos de compensação discutidos por Lev S. Vigotski. Com o intuito de
enriquecer essa reflexão, dialogamos com Alexander R. Luria, Ramon M. Cosenza e
Leonor B. Guerra, Maria Teresa E. Mantoan, Ana Beatriz B. Silva e Leo Kanner. O
estudo é de cunho qualitativo, tendo como método adotado o estudo de caso, segundo
os pressupostos de Robert K. Yin, em que são aplicadas estratégias de ensino da
matemática escolar por intermédio da ludicidade da arte visual em diversas
perspectivas, com avaliação referente à receptividade da criança autista face às
estratégias adotadas. Em termos metodológicos, os dados foram coletados por meio
de registros escritos e orais, entrevista não estruturada, produção de diário de campo,
fotografias e gravações de áudio e vídeo dos participantes, principalmente, o aluno e
o pesquisador. O aluno, por intermédio dos estímulos junto com os mecanismos
compensatórios, desenvolveu seu pensamento numérico de forma particular, com
estratégias especificas de seu raciocínio. Com o desdobramento da pesquisa foi
possível validar que a arte vêm para auxiliar o processo de apropriação do conceito
de número por uma criança autista com o desenvolvimento das habilidades dos
alunos, despertar o interesse pela aprendizagem de uma matemática escolar
dinâmica e, ainda, como meio de expressão e comunicação, além contribuir no
controle das emoções, desenvolver a criatividade, as habilidades sociais, a
coordenação motora e exercitar o sistema nervoso. Foi realizada a exposição das
obras produzidas pela criança autista e colegas de sala de aula. O produto
educacional, resultado da pesquisa, é um catálogo das obras contendo as descrições,
a discussão dos conteúdos trabalhados na produção, além de sugestões de uso da
arte visual para a apropriação do conceito de número por criança autista. | pt_BR |
dc.format.extent | 166 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo. Arte visual. Matemática. Apropriação Conceito de Número. | pt_BR |
dc.title | AUTISMO, MATEMATICA E ARTE (AMA): APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS POR UMA CRIANÇA AUTISTA UTILIZANDO A ARTE VISUAL | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
ifes.author.lattes | https://lattes.cnpq.br/3711344395240543 | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PARA A JUSTIÇA SOCIAL | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | https://lattes.cnpq.br/3711344395240543 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.member | Manrique, Ana Lucia | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4423-4939 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1422316224223725 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4423-4939 | pt_BR |
Redes Sociais