dc.contributor.advisor | Chaves, Rodolfo | |
dc.contributor.author | Macedo, Esthefany Rabello | |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T11:50:11Z | |
dc.date.available | 2023-06-29T11:50:11Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MACEDO, Esthefany Rabello. História da Matemática em uma perspectiva interdisciplinar: uma análise epistemológica a partir do Modelo dos Campos Semânticos - O caso do pitagorismo. 2023. 112 f. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3317 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, baseada nas ideias do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e, a partir de um estudo de caso, tem como objetivo analisar resíduos de enunciação, a produção de significados com os atores da pesquisa envolvendo possibilidades de se trabalhar com a História da Matemática em uma perspectiva interdisciplinar, com foco no caso do pitagorismo, em um processo de formação de professores (inicial ou continuada). Esse objetivo, gerou a seguinte pergunta norteadora: “Quais significados são produzidos com os professores, participantes de nosso processo de formação, ao se depararem com uma proposta de se trabalhar com a História da Matemática em uma perspectiva interdisciplinar, com foco no pitagorismo?”. Para responder a essa pergunta, foram realizadas intervenções com alunos do curso de licenciatura, alunos de programa de pós-graduação e professores do ensino básico, em uma Ação Complementar de Ensino, para se discutir, em uma perspectiva interdisciplinar, abordagens históricas, políticas e sociais envolvendo culturas – grega, egípcia, babilônica e indiana –, a escola pitagórica e alguns trabalhos desenvolvidos por essa escola. A produção de dados da pesquisa, teve como recurso principal um formulário do Google que facilitou as transcrições na forma de resíduos de enunciações para a realização das análises em Leitura Global e Leitura Local, como preconizado pelo MCS. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present research is of a qualitative nature, based on the ideas of the Semantic Fields Model (MCS) and, from a case of study, aims to analyse enunciation residues, the production of meanings with the research actors involving the possiblities of working with the History of Mathematics in a interdisciplinary perspective, focused on the Pythagoreanism, in a teacher formative process.The objective, generated the following guiding question: “Which meanings are produced by teachers, participants of our formative process, when they start with a proposal of working with the History of Mathematics, in a interdisciplinary perspective, focused on the Pythagoreanism?”. To answer this question, interventions were carried out with graduation students, postgraduation students and teachers of the basic education, in a Action of Complementary Education, to discuss, in a insterdisciplinary perspective, historical, political and soacial approaches involving cultures – Greek, Egyptian, Babylonian and Indian -, the Pythagorean School and some works developed. The production of the research data, had as its main resource a Google Form that facilitated the transcriptions in the form of enunciation residues for carrying out the analysis in a Global Reading and Local Reading, such as asserted by the MCS. | pt_BR |
dc.format.extent | 112 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Pitagorismo | pt_BR |
dc.subject | Matemática – História | pt_BR |
dc.subject | Álgebra – Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.title | História da matemática em uma perspectiva interdisciplinar : uma análise epistemológica a partir do modelo dos campos semânticos - o caso do pitagorismo | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Prefeitura Municipal de Vitória | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/6176031845231568 | |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Matemática | |
dc.contributor.member | Domingues, Deborah Pereira | |
dc.contributor.member | Toniato, Larissa | |
dc.contributor.member | Chaves, Rodolfo | |
Redes Sociais