História da matemática em uma perspectiva interdisciplinar : uma análise epistemológica a partir do modelo dos campos semânticos - o caso do pitagorismo
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A presente pesquisa é de natureza qualitativa, baseada nas ideias do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e, a partir de um estudo de caso, tem como objetivo analisar resíduos de enunciação, a produção de significados com os atores da pesquisa envolvendo possibilidades de se trabalhar com a História da Matemática em uma perspectiva interdisciplinar, com foco no caso do pitagorismo, em um processo de formação de professores (inicial ou continuada). Esse objetivo, gerou a seguinte pergunta norteadora: “Quais significados são produzidos com os professores, participantes de nosso processo de formação, ao se depararem com uma proposta de se trabalhar com a História da Matemática em uma perspectiva interdisciplinar, com foco no pitagorismo?”. Para responder a essa pergunta, foram realizadas intervenções com alunos do curso de licenciatura, alunos de programa de pós-graduação e professores do ensino básico, em uma Ação Complementar de Ensino, para se discutir, em uma perspectiva interdisciplinar, abordagens históricas, políticas e sociais envolvendo culturas – grega, egípcia, babilônica e indiana –, a escola pitagórica e alguns trabalhos desenvolvidos por essa escola. A produção de dados da pesquisa, teve como recurso principal um formulário do Google que facilitou as transcrições na forma de resíduos de enunciações para a realização das análises em Leitura Global e Leitura Local, como preconizado pelo MCS.
ABSTRACT: The present research is of a qualitative nature, based on the ideas of the Semantic Fields Model (MCS) and, from a case of study, aims to analyse enunciation residues, the production of meanings with the research actors involving the possiblities of working with the History of Mathematics in a interdisciplinary perspective, focused on the Pythagoreanism, in a teacher formative process.The objective, generated the following guiding question: “Which meanings are produced by teachers, participants of our formative process, when they start with a proposal of working with the History of Mathematics, in a interdisciplinary perspective, focused on the Pythagoreanism?”. To answer this question, interventions were carried out with graduation students, postgraduation students and teachers of the basic education, in a Action of Complementary Education, to discuss, in a insterdisciplinary perspective, historical, political and soacial approaches involving cultures – Greek, Egyptian, Babylonian and Indian -, the Pythagorean School and some works developed. The production of the research data, had as its main resource a Google Form that facilitated the transcriptions in the form of enunciation residues for carrying out the analysis in a Global Reading and Local Reading, such as asserted by the MCS.
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