Utilização de filmes em sala de aula como estratégia pedagógica nas aulas de História
tcc
RESUMO: A inovação pedagógica é essencial para manter o interesse dos alunos e atualizar as práticas de ensino. Com isso, o uso de filmes nas aulas de história é uma estratégia pedagógica que pode ajudar na aprendizagem de forma mais envolvente e prazerosa. No entanto, é importante ter um olhar crítico ao assistir filmes e lembrar que nem todas as produções cinematográficas refletem a totalidade da realidade. Dessa forma, é preciso desenvolver uma dinâmica de ensino aprendizagem para que o aluno participe ativamente na construção do conhecimento. A literatura aponta uma variedade de opiniões sobre o uso de filmes nas aulas de história. Alguns autores destacam a importância da análise crítica das narrativas e do contexto de produção dos filmes para compreender a sociedade que os produziu, outros destacam que a linguagem cinematográfica pode ser uma ferramenta auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento da consciência histórica dos estudantes. Assim, a presente pesquisa destaca a importância da inovação pedagógica para manter o interesse dos alunos e o uso de filmes nas aulas de história como uma estratégia pedagógica eficaz, desde que utilizada de forma crítica e conectada ao conhecimento histórico
ABSTRACT: Pedagogical innovation is essential to maintain students' interest and update teaching practices. Thus, the use of films in history classes is a pedagogical strategy that can help learning in a more engaging and enjoyable way. However, it is important to have a critical eye when watching movies and remember that not all film productions reflect the totality of reality. Thus, it is necessary to develop a teaching-learning dynamic so that the student actively participates in the construction of knowledge. The literature points to a variety of opinions about the use of films in history classes. Some authors highlight the importance of critically analyzing the narratives and the context of film production to understand the society that produced them, others point out that film language can be an auxiliary tool in learning and developing students' historical awareness. Thus, this research highlights the importance of pedagogical innovation to maintain students' interest and the use of films in history classes as an effective pedagogical strategy, as long as it is used critically and connected to historical knowledge.
Redes Sociais