DESIGN THINKING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
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A presente pesquisa objetivou desenvolver um estudo propositivo acerca da contribuição da abordagem Design Thinking para inovação de práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa na educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio. Para tanto, buscou identificar e apresentar proposições para promoção do engajamento dos estudantes em projetos escolares de leitura e escrita que contribuam para o desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas demandadas pelo século XXI. A partir de pesquisa-ação de abordagem qualitativa, este trabalho apresenta proposta de intervenção pedagógica que utiliza a abordagem Design Thinking para orientar o desenvolvimento e produção discente de produto discursivo comunicativo destinado ao combate à desinformação. Tomamos por base teórica as perspectivas do letramento (KLEIMAN, 2007) e do letramento digital (MARTINS FILHO, 2015) e nos ancoramos nos processos de Design Thinking elaborados por Instituto Educadigital (2014), Gonsales (2017) e Filatro e Cavalcanti (2017). A proposta elaborada resultou em sequência de atividades pedagógicas que contribuem para a formação de sujeitos capazes de se comunicar eficientemente, compreender e produzir diferentes tipos de textos e refletir sobre a língua e sua importância na sociedade.
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