Um estudo sobre a realização das aulas práticas nos cursos técnicos durante o ensino remoto emergencial

Silva, Lorrayne Traba da (2023)

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RESUMO: Em 2020, a pandemia da Covid-2019 fez com que toda sociedade modificasse comportamentos entendidos como normais. Tendo que lidar com inúmeras incertezas, mudanças no estilo de vida, uso constante de máscaras e álcool gel, além do distanciamento social. Todas as esferas mundiais foram afetadas, inclusive a educação. Em atendimento aos decretos do governo federal, as escolas adotaram o ensino remoto emergencial visando a necessidade do distanciamento social para diminuir a circulação do vírus pela comunidade. O ensino remoto emergencial se deu de forma acelerada, na intenção de diminuir os impactos causados aos estudos já iniciados. Nesse processo, o uso das tecnologias digitais e metodologias ativas foram muito importantes para a articulação entre docentes e discentes. Nos cursos técnicos, as aulas práticas que são uma parte importante dessa modalidade de ensino também tiveram seu desenvolvimento afetado, não sendo possível a realização delas de forma presencial nos laboratórios, necessitando uma reestruturação das metodologias e recursos utilizados. Esse estudo tem o objetivo de investigar como se desenvolveram as aulas de práticas experimentais dos cursos técnicos no período de aulas remotas, expondo as metodologias e os recursos tecnológicos adotados pelos docentes e quais impactos gerados nessa modalidade de ensino, diante de tantas mudanças.

ABSTRACT: In 2020, the Covid-19 pandemic caused society as a whole to modify behaviors that were considered normal, having to deal with numerous uncertainties, changes in lifestyle, constant use of masks and hand sanitizer, as well as social distancing. All global spheres were affected, including education. In compliance with federal government decrees, schools adopted emergency remote teaching in response to the need for social distancing to reduce the spread of the virus within the community. Emergency remote teaching was implemented rapidly, with the intention of minimizing the impacts on ongoing studies. In this process, the use of digital technologies and active methodologies was crucial for the interaction between teachers and students. In technical courses, practical classes, which are an important part of this mode of education, were also affected in their development, making it impossible to carry them out in person in laboratories, thus requiring a restructuring of the methodologies and resources used. This study aims to investigate how practical experimental classes in technical courses were conducted during the period of remote learning, exposing the methodologies and technological resources adopted by teachers and the impacts generated in this mode of education, given so many changes.


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