Show simple item record

A CONTRIBUIÇÃO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

dc.contributor.advisorPerinni, Sanandreia Torezani
dc.contributor.authorSouza, Rayane Ferron de
dc.date.accessioned2023-06-22T18:47:18Z
dc.date.available2023-06-22T18:47:18Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSOUZA, Rayane Ferron de. A contribuição dos softwares educacionais no processo de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar. 2023. 32 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3305
dc.description.abstractApropriando-se do modelo social da deficiência e das contribuições da crítica feminista que levantou o debate das subjetividades dos corpos, o principal objetivo desta pesquisa é analisar como os softwares educacionais podem contribuir no processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação básica, identificando os efeitos do uso destes softwares como ferramenta pedagógica, considerando suas subjetividades. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho a revisão de bibliografia se mostrou mais eficaz, pois esta metodologia permite que sejam analisadas práticas de diferentes campos do saber que envolvam o softwares educacionais na educação especial. Sete trabalhos foram escolhidos a partir da consistência dos dados e da descrição da prática, considerando as publicações mais recentes, através das plataformas: Scielo Brazil, Plataforma Lattes – CNPq, Redalyc, DSpace, Google Acadêmico, Periódicos da Faculdade de Letras – UFMG. Todas as experiências analisadas apontaram resultados positivos do uso dos softwares educacionais no processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação básica. Identificou-se que os grandes desafios do uso dos softwares são a falta de formação continuada de professores e a escassez de investimentos, assim como a necessidade de mais estudos sobre o tema.pt_BR
dc.format.extent32 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectSoftware educacionaispt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5174555520990816pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberRibeiro, Flavia Nascimento
dc.contributor.memberScalzer, Jaquelini


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record