A importância e os desafios da tecnologia para a educação de jovens e adultos profissional - PROEJA

Moreira, Silvia Alves (2023)

tcc

Este trabalho tem como objetivo refletir a trajetória da política educacional de jovens e adultos na história da educação brasileira de educação de jovens e adultos trabalhadores, em especial o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional e Básica ao Modelo de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A partir do contexto de inserção e consolidação dessas políticas, procuramos analisar a importância do uso das novas tecnologias no PROEJA, destacando as dificuldades encontradas por esses alunos, bem como as contribuições tecnológicas ao ensino aprendizagem dos discentes que adentram mais tardiamente na escola e os desafios desses educandos para compreender e aceitar a tecnologia, enfatizando principalmente a relação dessas ferramentas com temas educacionais, uma vez que o público alvo desse modelo é diversificado, levando em consideração questões sociais como idade e finanças. Para atingir os objetivos propostos foi utilizado o método por meio de revisão bibliográfica baseada em material escrito e online pertinente ao desenvolvimento do trabalho. Os resultados do estudo permitem apontar que o conhecimento pode transformar as pessoas, razão pela qual se levanta a hipótese de que o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional e Básica ao Modelo de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) mediada pelas novas tecnologias da informação pode mudar significativamente a vida desses alunos e criar oportunidades de convivência em uma sociedade democrática, direitos e deveres justos e iguais.

This paper aims to reflect on the trajectory of youth and adult education policies in the history of Brazilian education for youth and adult workers' education, especially the National Program for the Integration of Vocational and Basic Education with the Youth and Adult Education Model (PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional e Básica ao Modelo de Educação de Jovens e Adultos). From the context of the insertion and consolidation of these policies, we seek to analyze the importance of the use of new technologies in PROEJA, highlighting the difficulties encountered by these students, as well as the technological contributions to the teaching and learning of students who enter school later, and the challenges faced by these students to understand and accept technology, emphasizing mainly the relationship of these tools with educational themes, since the target audience of this model is diverse, taking into account social issues, such as age and finances. To achieve the proposed objectives, the method was uses through by means of a literature review based on written and online material pertinent to the development of the work. The results of the study point out that knowledge can transform people, which is why it is hypothesized that the National Program for the Integration of Vocational and Basic Education with the Youth and Adult Education Model (PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional e Básica ao Modelo de Educação de Jovens e Adultos) mediated by new information technologies, can significantly change the lives of these students and create opportunities for coexistence in a democratic society, with fair and equal rights and duties.


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