Proposta de utilização dos três momentos pedagógicos no estudo das funções inorgânicas para cursos técnicos integrados ao ensino médio
tcc
RESUMO Além de componente curricular do ensino médio, a Química está incorporada ao nosso cotidiano. No entanto, os métodos usados atualmente para o ensino deste conteúdo em sala de aula, revela o aluno como um sujeito passivo, memorizador e reprodutor de conceitos. Considerando tal problemática, este trabalho traz como objetivo o desenvolvimento de uma proposta de utilização da metodologia ativa dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), apresentada através de uma sequência didática com enfoque no estudo das funções inorgânicas e suas conexões com aspectos sociais, econômicos e tecnológicos. É destinada a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e tem como público alvo alunos da 1ª série destes cursos. Antes de elaborar a sequência didática realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema. Constatamos que nenhum dos artigos que trouxeram a temática funções inorgânicas englobou, de fato, a aplicação de todas elas (ácidos, bases, óxidos e sais), evidenciando uma lacuna a ser explorada e que foi preenchida nesse trabalho. Como complemento à esta proposta, recomenda-se sua aplicação em cursos técnicos concomitantes e subsequentes em mineração e também em cursos técnicos em química e meio ambiente por se ajustar ao contexto e demandas dos mesmos. Palavras-chave: Três Momentos Pedagógicos; Funções inorgânicas; EPT
ABSTRACT In addition to being a high school curriculum component, Chemistry is incorporated into our daily lives. However, the methods currently used for teaching this content in the classroom reveal the student as a passive subject, memorizer, and reproducer of concepts. Considering this problem, this work aims to develop a proposal to use the active methodology of the Three Pedagogical Moments (3PM), presented through a didactic sequence focusing on the study of inorganic functions and their connections with social, economic, and technological aspects. It is aimed at technical courses integrated into high school and its target audience is students in the 1st year of these courses. Before elaborating on the didactic sequence, we carried out a bibliographic review on the subject. We found that none of the articles that brought the theme of inorganic functions encompassed, in fact, the application of all of them (acids, bases, oxides and salts), showing a gap to be explored that was filled in this work. As a complement to this proposal, its application is recommended in concurrent and subsequent technical courses in mining and also in technical courses in chemistry and the environment, as it adjusts to their context and demands. Keywords: Three Pedagogical Moments; Inorganic functions; PTE.
Redes Sociais