A horta como artefato potencializador da alfabetização científica na perspectiva integrada e sustentável
dissertacao_mestrado
A pesquisa em questão oportunizou a realização de práticas pedagógicas a partir das potencialidades de uma horta, cognominada Laboratório Vivo, articulando teoria e prática, tanto no campo da formação em serviço, como nas relações discursivas intraescolares. Os objetivos foram ampliados para o desenvolvimento dos conteúdos escolares dos anos iniciais à luz de temas geradores, dentro da perspectiva da abordagem temática. O estudo esteve ancorado nas contribuições teórico/práticas de Freire (1988, 2005; 2019), nos 3MPs concebidos e organizados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018) e nas formulações sobre ações pedagógicas realizadas em sala ou em campo, experimentadas e vivenciadas por Lobino (2002; 2010; 2012; 2014; 2015). O percurso metodológico incorreu em pesquisa qualitativa com proposição de intervenção pedagógica, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Ensino Fundamental em Vitória/ES, planejada pelo coletivo de educadores e, sob orientação do projeto condutor de Extensão Cefor/Ifes, intitulado Currículo por abordagem temática: a horta como artefato pedagógico na perspectiva da sustentabilidade. Foram adotados os procedimentos de coleta: visitas orientadas, resgate de memória, registros nos relatos de bordo, entrevistas, aulas teórico/práticas, registros fotográficos e vídeos. O espaço da horta foi considerado como extensão da sala de aula, como laboratório vivo. A pesquisa revelou inúmeras possibilidades da horta enquanto artefato pedagógico, à medida que os movimentos do plantar, cultivar, desenvolver e cuidar foram se constituindo. O estudo proposto contribuiu para a construção de um sentimento, nos sujeitos participantes, de pertencimento inseparável entre ser humano e natureza, além de sugerir a incorporação de um ensino de ciências nas diferentes estratégicas didáticas. Em suma, as ações interventivas dessa pesquisa, experimentais ou demonstrativas possuem potencial para uma leitura integrada de mundo desde a mais tenra idade, assim como almejado pelas propostas de alfabetização científica. Palavras-chave: Abordagem Temática. Laboratório Vivo. Alfabetização Científica. Educação Ambiental. ABSTRACT The research in question provided the opportunity to carry out pedagogical practices based on the potential of a vegetable garden, known as the Vivo Laboratory, articulating theory and practice, both in the field of in-service training and in intra-school discursive relations. The objectives were expanded to the development of school contents for the early years in the light of generating themes, within the perspective of the thematic approach. The study was anchored in the theoretical/practical contributions of Freire (1988, 2005; 2019), in the 3MPs conceived and organized by Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2018) and in the formulations about pedagogical actions carried out in the classroom or in the field, experienced and experienced by Lobino (2002; 2010; 2012; 2014; 2015). The methodological course involved qualitative research with a proposition of pedagogical intervention, in a class of the fifth year of elementary school of a municipal elementary school in Vitória/ES, planned by the collective of educators and, under the guidance of the conducting project of Extension Cefor/ Ifes, entitled Curriculum by thematic approach: the vegetable garden as a pedagogical artifact from the perspective of sustainability. The collection procedures were adopted: guided visits, memory retrieval, records in on-board reports, interviews, theoretical/practical classes, photographic records and videos. The garden space was considered as an extension of the classroom, as a living laboratory. The research revealed countless possibilities of the vegetable garden as a pedagogical artifact, as the movements of planting, cultivating, developing and caring were constituted. The proposed study contributed to the construction of a feeling, in the participating subjects, of inseparable belonging between human beings and nature, in addition to suggesting the incorporation of science teaching in different didactic strategies. In short, the interventional actions of this research, experimental or demonstrative, have the potential for an integrated reading of the world from an early age, as desired by scientific literacy proposals. Keywords: Thematic Approach. Living Laboratory. Scientific Literacy. Environmental education
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