Avaliação de um protótipo de aplicação de jogos sérios como estratégia para a educação alimentar e nutricional do ensino fundamental

Fernandes, Raquel Nunes (2023)

tcc

RESUMO: Este estudo teve o objetivo de investigar as percepções de professores, de escolas públicas municipais, quanto às contribuições da utilização de jogos sérios na abordagem sobre Educação Alimentar e Nutricional (EAN) de crianças e adolescentes do ensino fundamental. Assim, foi elaborado um protótipo de aplicativo de jogos sérios, onde é apresentado conceitos importantes de forma simplificada e divertida em EAN, que permite que o usuário monte pratos com uma variedade de alimentos à disposição e desta forma, receba um feedback e uma pontuação sobre o quão saudável foi a refeição elaborada. Além disso, o usuário consegue também verificar seu aprendizado a partir de um quiz e da criação de listas de cartões (flashcards), que podem ser compartilhadas com os professores ou outros estudantes. O protótipo foi avaliado por professores do ensino básico, por meio de um questionário on-line, quanto às informações presentes, funcionalidade e experiência visual. A partir dos resultados obtidos, observou-se que o uso de jogos sérios parece ser uma estratégia relevante para uma intervenção de educação nutricional baseada em jogos. Palavras-chave: Jogos sérios. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Educação alimentar e nutricional.

ABSTRACT: This study aimed to investigate the perceptions of teachers from municipal public schools, regarding the contributions of using serious games in the approach to Food and Nutrition Education (EAN) of children and adolescents in elementary school. Thus, a prototype of a serious game application was developed, where important concepts are presented in a simplified and fun way in EAN, which allows the user to assemble dishes with a variety of foods available and, in this way, receive feedback and a score on how healthy the elaborate meal was. In addition, the user is also able to verify their learning through a quiz and the creation of lists of cards (flashcards), which can be shared with teachers or other students. The prototype was evaluated by elementary school teachers, through an online questionnaire, regarding the present information, functionality and visual experience. From the results obtained, it was observed that the use of serious games seems to be a relevant strategy for a nutritional education intervention based on games. Keywords: Serious games. Learning based on digital games. Food and nutrition education.


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