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A utilização do software Inventeca para o incentivo à leitura de alunos do Ensino Fundamental

dc.contributor.advisorBarbosa, Manoel Augusto Polastreli
dc.contributor.authorZambon, Sandy Lúcia
dc.date.accessioned2023-06-20T13:23:25Z
dc.date.available2023-06-20T13:23:25Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, n. 15, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14701505. Acesso em: 10 out. 2022. CASTRO, Ana, GOULART, Ilsa. Das narrativas digitais à produção de narrativas orais: motivações a partir do aplicativo “Inventeca”. Revista Humanidades e Inovação, Minas Gerais, v. 8 n. 49, p. 111-123, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4939. Acesso em: 19 nov. 2022. INVENTECA: Ler histórias e divertir crianças. StoryMax, 2018. Disponível em: https://inventeca.me/. Acesso em: 19 nov. 2022. MENEZES, Maria. O Brincar como parte da aprendizagem: Instrumentos Didáticos utilizados pelos docentes da Educação Infantil do Município de Caturité, PB. Paraíba, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3713. Acesso em: 10 out. 2022. MORO, Roberta G. Chomp, de Christoph Niemann: recriando narrativas digitais. Revista Brasileira De Alfabetização, v. 1, n. 8, p. 110-135, 2018. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/298. Acesso em: 20 nov. 2022. PEREIRA, E. de J. FRAZÃO, G. C.; SANTOS, L. C. dos. Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Minas Gerais, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431. Acesso em: 10 out. 2022. SILVEIRA, Francisco B. R. A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura. LínguaTec, Rio Grande do Sul, v. 5, n. 1, p. 25-36, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3900/2620. Acesso em: 19 mar. 2022.22 SOUZA, Maria S. COUTINHO, Diogenes J. G. Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1851-1860, 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/6084. Acesso em: 19 mar. 2022. CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 589 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3288
dc.description.abstractA presente pesquisa apresenta como foco a análise do aplicativo Inventeca, uma plataforma de livros para crianças onde ela pode narrar através de imagens prontas. Para isso, definiu-se como objetivo geral analisar as contribuições do software Inventeca para o incentivo ao hábito de leitura e de interação social de alunos dos anos iniciais de uma escola do ensino fundamental do município de Afonso Cláudio - ES. Através da observação do trabalho feito em contraturno, foi realizado o parecer sobre o aplicativo, analisando os pontos relevantes e negativos do aplicativo, as vantagens de usá-lo em sala de aula e como ele enriquece o dia a dia da criança e da família. Metodologicamente, o estudo se configura como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, realizado por meio da aplicação do software Inventeca, e, posteriormente, um questionário aplicado aos alunos participantes, de modo a avaliar a experiência vivenciada. A avaliação do software apontou sua contribuição no interesse pela leitura, devido ao seu potencial de interação social e de narrativa digital, assim como o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThe present research focuses on the analysis of the Inventeca application, a book platform for children where children can narrate through ready-made images. For this, the general objective is to analyze the contributions of the Inventeca software to encourage the habit of reading and social interaction among students in the early years of an elementary school in the municipality of Afonso Cláudio - ES. Through this definition and the observation of the work done after shifts, the application was evaluated, analyzing the relevant and negative points of the application, the advantages of using it in the classroom and how it enriches the daily life of the child and the family. family. Methodologically, the study is configured as qualitative research of an exploratory nature, carried out through the application of the software used, and, later, a teaching, in order to evaluate the lived experience. The evaluation of the software showed its contribution to the interest in reading, due to its potential for social interaction and digital narrative, as well as the development of imagination, creativity and knowledge.pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleA utilização do software Inventeca para o incentivo à leitura de alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localAfonso Cláudiopt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na Educação
dc.contributor.memberVieira, Márcia de Freitas
dc.contributor.memberGóis, Adriano Lucena de


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