dc.contributor.advisor | Barbosa, Manoel Augusto Polastreli | |
dc.contributor.author | Zambon, Sandy Lúcia | |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T13:23:25Z | |
dc.date.available | 2023-06-20T13:23:25Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura da literatura infantil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, n. 15, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14701505. Acesso em: 10 out. 2022. CASTRO, Ana, GOULART, Ilsa. Das narrativas digitais à produção de narrativas orais: motivações a partir do aplicativo “Inventeca”. Revista Humanidades e Inovação, Minas Gerais, v. 8 n. 49, p. 111-123, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4939. Acesso em: 19 nov. 2022. INVENTECA: Ler histórias e divertir crianças. StoryMax, 2018. Disponível em: https://inventeca.me/. Acesso em: 19 nov. 2022. MENEZES, Maria. O Brincar como parte da aprendizagem: Instrumentos Didáticos utilizados pelos docentes da Educação Infantil do Município de Caturité, PB. Paraíba, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3713. Acesso em: 10 out. 2022. MORO, Roberta G. Chomp, de Christoph Niemann: recriando narrativas digitais. Revista Brasileira De Alfabetização, v. 1, n. 8, p. 110-135, 2018. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/298. Acesso em: 20 nov. 2022. PEREIRA, E. de J. FRAZÃO, G. C.; SANTOS, L. C. dos. Leitura infantil: o valor da leitura para a formação de futuros leitores. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Minas Gerais, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17431. Acesso em: 10 out. 2022. SILVEIRA, Francisco B. R. A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura. LínguaTec, Rio Grande do Sul, v. 5, n. 1, p. 25-36, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3900/2620. Acesso em: 19 mar. 2022.22 SOUZA, Maria S. COUTINHO, Diogenes J. G. Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 1851-1860, 2020. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/6084. Acesso em: 19 mar. 2022. CALLISTER, William D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 589 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3288 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa apresenta como foco a análise do aplicativo Inventeca, uma
plataforma de livros para crianças onde ela pode narrar através de imagens prontas.
Para isso, definiu-se como objetivo geral analisar as contribuições do software
Inventeca para o incentivo ao hábito de leitura e de interação social de alunos dos
anos iniciais de uma escola do ensino fundamental do município de Afonso Cláudio -
ES. Através da observação do trabalho feito em contraturno, foi realizado o parecer
sobre o aplicativo, analisando os pontos relevantes e negativos do aplicativo, as
vantagens de usá-lo em sala de aula e como ele enriquece o dia a dia da criança e
da família. Metodologicamente, o estudo se configura como uma pesquisa qualitativa
de cunho exploratório, realizado por meio da aplicação do software Inventeca, e,
posteriormente, um questionário aplicado aos alunos participantes, de modo a
avaliar a experiência vivenciada. A avaliação do software apontou sua contribuição
no interesse pela leitura, devido ao seu potencial de interação social e de narrativa
digital, assim como o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do
conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research focuses on the analysis of the Inventeca application, a book
platform for children where children can narrate through ready-made images. For
this, the general objective is to analyze the contributions of the Inventeca software to
encourage the habit of reading and social interaction among students in the early
years of an elementary school in the municipality of Afonso Cláudio - ES. Through
this definition and the observation of the work done after shifts, the application was
evaluated, analyzing the relevant and negative points of the application, the
advantages of using it in the classroom and how it enriches the daily life of the child
and the family. family. Methodologically, the study is configured as qualitative
research of an exploratory nature, carried out through the application of the software
used, and, later, a teaching, in order to evaluate the lived experience. The evaluation
of the software showed its contribution to the interest in reading, due to its potential
for social interaction and digital narrative, as well as the development of imagination,
creativity and knowledge. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | A utilização do software Inventeca para o incentivo à leitura de alunos do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Afonso Cláudio | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Informática na Educação | |
dc.contributor.member | Vieira, Márcia de Freitas | |
dc.contributor.member | Góis, Adriano Lucena de | |
Redes Sociais