Investigações sobre o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental
tcc
Este estudo tem como objetivo analisar a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino no processo de aprendizagem de alunos do ensino fundamental, além de investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação são atualmente utilizadas em sala de aula, com o intuito de identificar suas contribuições pedagógicas no âmbito educacional. A pesquisa foi conduzida por meio de metodologia qualitativa, através da aplicação de um questionário online como instrumento de coleta de d a dos. Os resultados apontam que o uso das novas tecnologias na sala de aula é uma realidade e os professores reconhecem os benefícios desses recursos no processo de ensino aprendizagem. No entanto, também evidenciam a necessidade de formação inicial e continuada significativa para os docentes.
This study aims to analyze the use of technology as a teaching tool in the learning process of elementary school students, as well as to investigate how Information and Communication Technologies (ICTs) are currently being used in the classroom in order to identify their pedagogical contributions in the educational field. The research was conducted through a qualitative methodology, using an online questionnaire as a data collection instrument. The results indicate that the use of new technologies in the classroom is a reality, and that teachers recognize the benefits of these resources in the teaching-learning process. However, they also highlight the need for significant initial and ongoing training for educators.
Redes Sociais