dc.contributor.author | Martins, Thayse Genuino, | |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T18:04:56Z | |
dc.date.available | 2023-06-19T18:04:56Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Thayse Genuino. Tecnologia e inclusão: o uso do software DOSVOX no ensino superior. 2022. 28 f. (Especialização em Informática na Educação ) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3285 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo descrever as contribuições do sistema
Dosvox para alunos com deficiência visual em instituição de ensino superior,
auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, através de leitura e escrita. Para
esta pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, tendo como estratégia de
pesquisa uma revisão bibliográfica. Estivemos pautados em Borges (2003), Tavares
e Nunes (2014), Silva (2021) dentre outros, para essas reflexões. Assim, a temática
abre margem para outras discussões acerca da acessibilidade e possibilita aos
professores reconhecerem-se e autoavaliarem-se pedagogicamente no processo de
ensino inclusivo às pessoas com deficiência, despertando para novas possibilidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 28 f. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.publisher | Edifes | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Ifes | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Tecnologia e inclusão: o uso do software Dosvox no ensino superior | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | VITÓRIA-ES | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0388844761976861 | pt_BR |
Redes Sociais