O espaço não formal de educação ambiental: explorando oportunidades educacionais no Centro Ecológico Projeto Caiman
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O processo de ensino e aprendizagem utiliza diversos recursos para que o aluno apreenda os conteúdos com êxito. No presente trabalho, utilizou-se o espaço do Centro Ecológico Projeto Caiman, desenvolvido na cidade de Vitória-ES, voltado principalmente para o estudo e proteção da Mata Atlântica e do Jacaré-de-Papo-Amarelo, para desenvolvimento de um roteiro de aula com um guia didático de educação ambiental em espaço não formal. O objetivo foi demonstrar como a vivência prática pode potencializar a absorção do conteúdo equivalente ou de maior aprofundamento a uma aula tradicional. Assim, demonstrar-se-á que é possível desenvolver um processo efetivo de aprendizagem em espaço não formal, potencializando de forma efetiva o conteúdo básico ao utilizar esses espaços para compreensão e assimilação da realidade, tornando a experiência para o estudante significativa e inesquecível.
ABSTRACT:The teaching and learning process uses several resources for the student to successfully apprehend the contents. In the present work, the space of the Centro Ecológico Projeto Caiman, developed in the city of Vitória-ES, was used, mainly focused on the study and protection of the Atlantic Forest and the Jacaré-de-Papo-Amarelo, for the development of a class script and a didactic guide on environmental education in non-formal spaces. The objective was to demonstrate how practical experience can enhance the absorption of equivalent content or greater depth to a traditional class. Thus, it will be demonstrated that it is possible to develop an effective learning process in a nonformal space, effectively enhancing the basic content by using these spaces to understand and assimilate reality, making the experience meaningful and unforgettable for the student.
Redes Sociais