A importância do estágio supervisionado como experiência profissional nos cursos técnicos profissionalizantes

Paulino, Creidia da Costa Alecrim (2023)

tcc

RESUMO: Este artigo suscita ao leitor uma reflexão sobre a importância do estágio supervisionado nos cursos técnicos profissionalizantes e busca investigar como o estágio supervisionado pode contribuir de modo efetivo com a formação integral do profissional estudante dos cursos técnicos profissionalizantes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e para o desenvolvimento e fundamentação desta pesquisa utilizou-se análise de artigos, teses e dissertações que abordam esta temática com respaldo nos estudos de Silva (2019), Saviani (2007), Silva & Gaspar (2018), Colombo e Ballão (2014), CIAVATTA (2009), EUSTÁQUIO ET AL (2022), leis, pareceres e resolução que buscam regulamentar o estágio supervisionado no Brasil. Como resultados desse estudo, pode-se evidenciar a importância do estágio supervisionado para os estudantes dos cursos técnicos profissionalizantes, pois a contextualização teórica na prática traz impacto na atuação do mercado de trabalho, contribuindo assim, com a formação ética de profissionais críticos e reflexivos para atuarem na sociedade.

ABSTRACT: This article encourages the reader to reflect on the importance of supervised internships in professional technical courses and seeks to investigate how supervised internships can effectively contribute to the integral training of professional students in professional technical courses. This is bibliographical research with a qualitative approach and for the development and foundation of this research, analysis of articles, theses and dissertations that address this theme was used with support in the studies of Silva (2019), Saviani (2007), Silva & Gaspar (2018), Colombo and Ballão (2014), CIAVATTA (2009), EUSTÁQUIO ET AL (2022), laws, opinions and resolutions that seek to regulate supervised internships in Brazil. As a result of this study, it is possible to highlight the importance of the supervised internship for students of professional technical courses, since the theoretical contextualization in practice has an impact on the performance of the labor market, thus contributing to the ethical training of critical and reflective professionals to operate in society.


Collections: