O ENSINO DE BIOQUÍMICA A ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)
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Resumo: O Ensino de Bioquímica, componente curricular de Química no ensino médio, é considerado uma área carente, mesmo sendo uma disciplina rica em possibilidades de contextualização e interdisciplinaridade. Porém, o cenário da educação brasileira é outro. Há um predomínio de uma prática descontextualizada, em que o conteúdo não é vinculado à realidade do aluno, se distanciando de uma aprendizagem significativa. O objetivo desta pesquisa foi analisar a avanço cognitivo dos princípios da Bioquímica com a aplicação de uma Atividade Experimental Problematizada (AEP). Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa mista sendo desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Linhares, norte do estado do Espírito Santo. Dois questionários foram aplicados para coleta de dados, e tal informação foi tratada por meio da análise fenomenológica. Os resultados demonstraram que a contextualização e problematização, fundamentos da AEP, possibilitaram um aumento significativo a da assimilação dos princípios da bioquímica, permitindo indicar que houve aprendizagem significativa.
Abstract: The teaching of Biochemistry, a curricular component of Chemistry in high school, is considered a lacking area, even though it is a subject rich in possibilities of contextualization and interdisciplinarity. However, the scenario of Brazilian education is different. There is a predominance of a decontextualized practice, in which the content is not linked to the student's reality, distancing itself from meaningful learning. The objective of this research was to analyze the cognitive advancement of the principles of Biochemistry with the application of a Problematized Experimental Activity (EPA). This work is characterized as a mixed research being developed with 3rd grade high school students from a state school located in the city of Linhares, north of the state of Espírito Santo. Two questionnaires were applied for data collection, and such information was treated by phenomenological analysis. The results showed that the contextualization and problematization, fundamentals of EPA, allowed a significant increase in the assimilation of the principles of biochemistry, indicating that there was significant learning.
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