AULA DE CAMPO NO ENTORNO DA ESCOLA: MAPEANDO E DIVULGANDO O COMÉRCIO LOCAL

Mota, Marina de Souza (2022)

dissertacao_mestrado

Field trip is favored as an important pedagogical strategy, however, some obstacles may arise when planning such activity, like: lack of resources, hardship for transportation etc. By using the pedagogical potential around school spaces can make possible to take a field trip, allowing this didactic tool to be truly used. Outdoor classes help students to broaden their critical view of the world around them and link the curricular content to their daily-basis routines and living environments. Therefore, it is proposed a project within the geography discipline with students of the 9th grade of EEEFM Elice Baptista Gáudio addressing the theme of Economic Geography, foreseen in the BNCC (Base Nacional Comum Curricular – “National Common Curricular Basis”), by mapping the economic activities in their neighborhood. As an educational outcome it is proposed to develop an application for registering the local businesses to incentivize and to promote the local market, plus a boardgame, created from sketches made by the students, aiming to put in practice the knowledge about the economic dynamics. The school is in the city of Serra (ES), in the major commercial street of the neighborhood. Building a mapping allows a practical work which contributes to the teach-learning process about economy and helps to understand the economic dynamics of the context in which the students are inserted. Field classes allow the students to study the surroundings at the school and to map and register the local businesses, categorizing them. Based on this work, sketches are drawn up including the properties which will be used later to build the application and the boardgame. In addition of the pedagogical use, mapping the neighborhood is helpful for encouraging the local market, being an alternative contribution to the community’s economy.

A aula de campo é apontada como uma importante estratégia pedagógica, entretanto, alguns obstáculos podem surgir no planejamento desta atividade, tais como: falta de recursos, dificuldade de transporte etc. Assim, a utilização do potencial pedagógico do entorno da escola pode viabilizar a realização do campo, permitindo o aproveitamento dessa ferramenta didática. A aula de campo permite que os estudantes ampliem sua visão crítica do ambiente em que estão inseridos e relacionem os conteúdos curriculares ao seu cotidiano e espaço de vivência. Portanto, propõe-se o trabalho na disciplina de Geografia, com os estudantes do 9º ano da EEEFM Elice Baptista Gaudio, abordando a temática da Geografia Econômica, prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com a realização de um mapeamento das atividades econômicas do bairro. Como produto educacional propõe-se um site com o cadastro dos comércios do bairro para divulgação e incentivo do comércio local, além de um jogo de tabuleiro, elaborado a partir dos croquis produzidos pelos estudantes para revisar os conhecimentos a respeito da dinâmica econômica. A escola está localizada no município da Serra (ES), na principal rua comercial do bairro. A construção do mapeamento permite um trabalho prático que contribui para o processo de ensino-aprendizagem sobre a economia e colabora para a compreensão da dinâmica econômica do contexto em que os estudantes estão inseridos. Com as aulas de campo os estudantes fazem um reconhecimento do entorno na escola e realizam a tarefa de mapear e cadastrar os comércios da região, dividindo-os em categorias. A partir deste trabalho realiza-se a elaboração de croquis com os estabelecimentos, que serão utilizados posteriormente para a construção do site e do jogo. Além do aproveitamento pedagógico, o mapeamento do bairro possibilita ainda o incentivo do comércio local, sendo uma alternativa de contribuição para a economia da comunidade.


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