FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
tcc
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo apresentar um breve resumo de alguns dados relevantes sobre a história da formação docente na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como base as ideias mostradas por autores que trazem a temática sobre a formação inicial e continuada e, elencar alguns desafios e possibilidade para formação docente no cenário atual. A metodologia empregada será de cunho bibliográfico e documental a partir do que estabelece a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, o Decreto 5.154 de 23 de julho de 2004, e a Resolução CNE/CEB 06 de 20 de setembro de 2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de nível médio, dentre outros. Conclui-se que ter uma política de formação docente inicial e continuada para Educação Profissional e Tecnológica constituinte, sistemática e capaz de permitir a articulação e o desenvolvimento equilibrado de saberes gerais e técnicos é condição indispensável para a qualidade do ensino.
ABSTRACT: The present study aims to present a brief summary of some relevant data on the history of teacher training in Vocational and Technological Education, based on the ideas shown by authors who bring the theme of initial and continuing training and, to list some challenges and possibility for teacher training in the current scenario. The methodology used will be bibliographical and documentary based on what is established by Law No. 9,394 of December 20, 1996, Decree 5,154 of July 23, 2004, and Resolution CNE/CEB 06 of September 20, 2012, which defines the National Curriculum Guidelines for Vocational Technical Education at secondary level, among others. It is concluded that having an initial and continuing teacher training policy for Professional and Technological Education that is constituent, systematic and capable of allowing the articulation and balanced development of general and technical knowledge is an indispensable condition for the quality of teaching.
Redes Sociais