Desafio construtoras: gamificação aplicada na turma V19 do curso técnico em edificações do Ifes campus Nova Venécia
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Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a prática pedagógica utilizando a gamificação aplicada na educação denominada ―Desafio Construtoras‖, empregada no aprendizado dos alunos da turma V19 do curso Técnico Integrado em Edificações do IFES Campus Nova Venécia, na disciplina de Tecnologia dos Acabamentos. Para esse fim, partiu-se do conceito de gamificação como a utilização de elementos de jogos em áreas diversas, como na área da educação e particularmente aplicado no presente trabalho, na educação profissional e tecnológica. Dessa forma, o presente trabalho justifica-se como tentativa de contribuição do estudo no tema, que ainda é recente não apenas no ensino em geral, porém principalmente nos cursos de Ensino Médio Integrados ao Técnico em Edificações. Portanto, para este fim, os objetivos específicos foram: investigar os elementos que compõem a gamificação como prática pedagógica; aferir os elementos da gamificação utilizados e analisar o envolvimento dos discentes na experiência realizada. Com a adoção de pesquisa bibliográfica, análise documental do projeto pedagógico de curso e estudo da prática pedagógica desenvolvida pela docente na disciplina em questão, obteve-se como resultados que o desenvolvimento do primeiro objetivo possibilitou o contato com os elementos necessários para compreender a prática pedagógica aplicada, proporcionando o entendimento de quais elementos utilizados funcionaram mais do que outros e dessa forma, como a prática pedagógica pode ser aprimorada. Por fim, percebeu-se que a experiência foi bem aceita e desenvolvida conjuntamente com os estudantes, estimulando a docente a realizar a sua repetição com outras turmas nesta e nas demais disciplinas do curso.
Abstract: The objective of this work is to analyze the pedagogical practice using the gamification appli- ed in education called "Constructors Challenge", used in the learning of students in class V19 of the Integrated Technical Course in Buildings at IFES Campus Nova Venécia, in the disci- pline of Finishing Technology. To this end, the concept of gamification was used as the use of game elements in different areas, such as education and particularly applied in the present work, in professional and technological education. Thus, the present work is justified as an attempt to contribute to the study on the subject, which is still recent not only in general edu- cation, but mainly in High School courses integrated with Building Technician. Therefore, to this end, the specific objectives were: to investigate the elements that make up gamification as a pedagogical practice; assess the gamification elements used and analyze the students' invol- vement in the experience. With the adoption of bibliographical research, documental analysis of the pedagogical project of the course and study of the pedagogical practice developed by the teacher in the discipline in question, it was obtained as a result that the development of the first objective made possible the contact with the necessary elements to understand the peda- gogical practice applied, providing an understanding of which elements used worked more than others and, in this way, how the pedagogical practice can be improved. Finally, it should be noted that the experience was well accepted and developed jointly with the students, en- couraging the teacher to repeat it with other classes in this and other disciplines of the course.s
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