Práticas docentes de professores de matemática em tempos de/ pós-pandemia

Serafim, Leandro Costa ; Zanon, Thiarla Xavier Dal-Cin (2023-04-20)

tcc

RESUMO: Esta pesquisa qualitativa, de base epistemológica interpretativa identificou quais práticas eram/foram utilizadas em aulas de matemática antes da pandemia, no período de pandemia e quais delas permaneceram no retorno presencial. Além disso, buscou compreender como essas práticas impactaram o trabalho docente. Para isso, foi realizado um estudo de caso com cinco professores de matemática que atuavam em uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo, em turmas de 1a, 2a e 3a séries do ensino médio. O estudo mostrou que na maioria dos casos o sentido da prática foi preservado alterando somente a forma como foram desenvolvidas. Porém, notou-se que no período de pandemia foram usados meios digitais para implementá-las. Alguns tipos de práticas utilizadas antes do período pandêmico continuaram a ser empregadas durante a pandemia, como por exemplo, exercícios de fixação e trabalhos escritos e/ou apresentados. Essas impressões acerca das práticas dos professores dizem do saber-fazer presente no trabalho docente, mostram os modos através dos quais os professores ensinam e avaliam que se evidencia em seu cotidiano de aulas e apontam para a permanência de alguns hábitos manifestados em práticas que permaneceram mesmo diante de um contexto modificado.

ABSTRACT: This qualitative research, with an interpretative epistemological basis, identified which practices were/were used in mathematics classes before the pandemic, during the pandemic period and which of them remained in the face-to-face return. In addition, it sought to understand how these practices impacted teaching work. For this, a case study was carried out with five mathematics teachers who worked in a state school in Espírito Santo, in classes of 1st, 2nd and 3rd grades of high school. The study showed that in most cases the meaning of the practice was preserved by changing only the way they were developed. However, it was noted that during the pandemic, digital means were used to implement them. Some types of practices used before the pandemic period continued to be used during the pandemic, such as fixation exercises and written and/or presented works. These impressions about the teachers' practices speak of the know-how present in the teaching work, show the ways in which the teachers teach and evaluate what is evident in their daily classes and point to the permanence of some habits manifested in practices that remained even in a changed context.


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