O ensino profissional policial militar: articulações entre teoria e prática durante a ação docente no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Polícia Militar do Espírito Santo – Formação de soldados
dissertacao de mestrado
RESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, teve por objetivo analisar como os professores do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo buscam articular a dimensão teórica dos conteúdos apresentados em sala de aula com a dimensão relacionada à prática profissional, de forma a superar a dicotomia existente entre a teoria e a prática, preparando os indivíduos para o mundo do trabalho. Como metodologia, optou-se pelo uso de entrevistas de roteiro semiestruturados, com a meta de coletar dados a fim de subsidiar o estudo. Os dados quantitativos coletados durante o processo ancoram a análise qualitativa, servindo de parâmetros para as estruturas de análise, contribuindo para o exame e a compreensão do estudo. Verificou-se que a superação da premissa da disciplinarização do conhecimento se dá, predominantemente, de forma intencional, por meio das abordagens pedagógicas ao longo das atividades ligadas ao ensino, auxiliada pela organização que perpassa o Projeto Pedagógico do Curso, assim como de fundamentos intrínsecos às categorias teóricas transversalidade e interdisciplinaridade. Surge, no contexto da pesquisa, a categoria teórica uso da força como elemento de dupla dimensão: uma transversal e outra simplificadora, em que a primeira remete à natureza da força como elemento intrínseco ao trabalho policial e, portanto, presente na maioria das discussões e conteúdos em sala de aula; e a segunda, à dimensão instrumental e simplificadora, tal como reportada por Bittner (2017). Destaca-se, desse contexto, que o trabalho docente é conduzido com o propósito de romper com o uso simplista da concepção do uso da força em virtude das percepções pré-estabelecidas apresentadas pelos alunos ingressantes na profissão policial militar. Devido à dimensão simplificadora identificada, foi elaborado o produto educacional O uso da força como paradigma simplificador no ensino policial militar: articulações entre teoria e prática no curso superior de tecnologia em segurança pública – formação de soldados (Polícia Militar do Espírito Santo), a fim de fomentar discussões, ampliando o debate sobre a temática, principalmente no âmbito da formação policial militar.
ABSTRACT: The present research, developed within the scope of the Graduate Program in Professional and Technological Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (ProfEPT), aimed to analyze how the teachers of the Military Police Soldiers Training Course do Espírito Santo seek to articulate the theoretical dimension of the contents presented in the classroom with the dimension related to professional practice, in order to overcome the existing dichotomy between theory and practice, preparing individuals for the world of work. As a methodology, we chose to use semi-structured script interviews, with the aim of collecting data in order to support the study. The quantitative data collected during the process anchor the qualitative analysis, serving as parameters for the analysis structures, contributing to the examination and understanding of the study. It was found that overcoming the premise of disciplining knowledge occurs, predominantly, intentionally, through pedagogical approaches throughout the activities related to teaching, aided by the organization that permeates the Pedagogical Project of the Course, as well as intrinsic foundations to the theoretical categories transversality and interdisciplinarity. In the context of the research, the theoretical category use of force as an element of double dimension emerges: one transversal and the other simplifying, in which the first refers to the nature of force as an intrinsic element to police work and, therefore, present in most discussions and classroom content; and the second, to the instrumental and simplifying dimension, as reported by Bittner (2017). It is noteworthy, in this context, that the teaching work is conducted with the purpose of breaking with the simplistic use of the concept of the use of force due to the pre-established perceptions presented by students entering the military police profession. Due to the simplifying dimension identified, the educational product The use of force as a simplifying paradigm in military police education: articulations between theory and practice in the higher course of technology in public security - training of soldiers (Military Police of Espírito Santo), in order to encourage discussions, expanding the debate on the subject, especially in the context of military police training.
Redes Sociais