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Curso de formação continuada sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, alicerçado na exposição museal “Moradores da Floresta”: um olhar sobre a percepção de professores

dc.contributor.advisorBittencourt, Athelson Stefanon
dc.contributor.authorOuverney, Thiago do Nascimento
dc.date.accessioned2023-06-07T13:54:13Z
dc.date.available2023-06-07T13:54:13Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationAMBROSETTI, N. B.; CALIL, A. M. G. C. Contribuições do mestrado profissional em educação para a formação docente. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p. 85-104, set./dez. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/ reflex/article/view/7526/pdf. Acesso em: 13 ago. 2022. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BAZOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 579- 593, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Mt8mZzjQcXTtK6bxR9Sw 4Zg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília-DF: MEC, 2017. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, de 23 de dezembro de 1996. Brasília-DF, 1996. BRASIL. 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dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3260
dc.description.abstractA formação continuada de professores diz respeito ao contínuo processo de produção de conhecimento após formação inicial. A pesquisa consiste nas ações formativas do professor e da sua relação com o processo da Alfabetização Científica, envoltos da tratativa da biodiversidade da Mata Atlântica. Essa discussão emerge da necessidade e preocupação sobre os inúmeros eventos que tem resultado na perda da biodiversidade da Mata Atlântica, não obstante, promover uma formação mais cidadã desses docentes. O objetivo da pesquisa foi o de avaliar as percepções dos professores sobre sua participação em uma atividade de formação continuada com foco na conservação da biodiversidade. O primeiro passo da pesquisa consistiu na busca de produções acadêmicas por meio da revisão bibliográfica, a fim de trazer subsídios para esta pesquisa. Os sujeitos da pesquisa participaram de um encontro online (grupo focal) e responderam a um questionário online com o objetivo de gerar dados sobre a percepção desses acerca das temáticas abordadas na formação continuada de professores, que ocorreu no formato de curso de extensão intitulado “Conhecer para preservar”, de forma online e síncrona, promovido pelo Museu de Ciências da Vida da Ufes. A pesquisa foi fundamentada na perspectiva da Alfabetização Científica, dada como uma ferramenta capaz de fomentar a leitura, interpretação e compreensão de mundo, incorporado a isso, promover a capacidade de o sujeito aplicar os conceitos científicos nas suas observações e vivências. Os resultados da pesquisa evidenciam sobre a necessidade da formação continuada de professores que tragam como engajamento as discussões entorno das suas realidades, promovendo uma ampliação de conceitos de pertencimento, para a luta coletiva de pautas inseridas em seus contextos socioambientais.pt_BR
dc.description.abstractThe continuing education of teachers refers to the continuous process of knowledge production after initial training. The research consists of the teacher's formative actions and their relationship with the Scientific Literacy process, involved in the treatment of biodiversity of the Atlantic Forest. This discussion emerges from the need and concern about the innumerous events that have resulted in the loss of biodiversity of the Atlantic Forest, notwithstanding, to promote a more citizen-oriented formation of these teachers. The objective of the research was to evaluate teachers' perceptions about their participation in a continuing education activity focused on biodiversity conservation. The first step of the research consisted of searching for academic productions through a literature review, in order to bring subsidies for this research. The research subjects participated in an online meeting (focus group) and answered an online questionnaire in order to generate data about their perception of the themes addressed in the continuing education of teachers, which took place in the format of an extension course entitled "Knowing to preserve", online and synchronously, promoted by the Museum of Life Sciences at Ufes. The research was based on the perspective of Scientific Literacy, given as a tool capable of fostering reading, interpretation and understanding of the world, incorporated to this, to promote the ability of the subject to apply scientific concepts in their observations and experiences. The results of the research highlight the need for continued education for teachers who bring as engagement the discussions around their realities, promoting an expansion of concepts of belonging, for the collective struggle of agendas embedded in their socio-environmental contexts.pt_BR
dc.format.extent112 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCiência – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBiodiversidade - Mata atlânticapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectMuseus de ciênciapt_BR
dc.titleCurso de formação continuada sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, alicerçado na exposição museal “Moradores da Floresta”: um olhar sobre a percepção de professorespt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coAmado, Manuella Villar
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santopt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação em Ciências e Tecnologiaspt_BR
ifes.researchAreaEDUCAÇÃO NÃO FORMAL, DIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3498043196182770pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/8408494362639642pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberGarcia, Ana Raquel Santos de Medeiros
dc.contributor.memberTeixeira, Marcos da Cunha
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2621527239687150pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1378-2577pt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2405-0320pt_BR


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