ANÁLISE DA PERMANÊNCIA DE ALUNOS NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO IFES/CARIACICA

Soares, Priscila Reis ; Carmo, Cintia Tavares do (2023)

tcc

O objetivo deste artigo é identificar as ações estratégicas de permanência dos estudantes implementadas no curso de Engenharia de Produção do Ifes Cariacica. A justificativa recai sobre a necessidade institucional de mapear as soluções encontradas para responder os questionamentos presentes no Relatório do Acordão 506/2013 e atender alguns requisitos das novas diretrizes nacionais das engenharias. A metodologia adotada é um estudo de caso já a revisão bibliográfica foi construída a partir do Methodi Ordinatio. E complementada com a análise de conteúdo para diagnosticar a tendência das respostas dadas pelos gestores diretos e indiretos do curso mediante entrevistas semiestruturadas. O resultado aponta a existência de um conjunto de ações estratégicas, as quais são desconhecidas em sua grande maioria pelos entrevistados, bem como, a existência da permanência é pautada ou garantida, pela assistência estudantil e, menos da metade dos entrevistados apontam que a permanência está relacionada aos ambientes de estudo, metodologias de aprendizagem, comprometimento, ao pertencimento e engajamento dos alunos.


Collections: