dc.contributor.advisor | Moraes, Nágila de Fátima R. | |
dc.contributor.author | Rocha, Daniele Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T20:34:13Z | |
dc.date.available | 2023-06-01T20:34:13Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Rocha, Daniele Santos. "Aportuguesando" a comunicação: uma abordagem do português instrumental no mundo do trabalho. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós Graduação em Práticas Pedagógicas para a EPT) - Instituto Federal do Espirito Santo, Linhares, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3249 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A linguagem tem um papel fundamental na construção humana, é por ela e através dela que nos constituímos como sujeitos. A diversidade e variações linguísticas fazem parte do contexto social em que ela, como instrumento social, se adequa às mais diferentes situações. Sendo assim, a disciplina de português instrumental sempre esteve presente no ensino médio, mas com a ampliação dos cursos técnicos houve uma necessidade do desenvolvimento de habilidades que permitem a adaptação da linguagem ao mundo do trabalho. No presente trabalho, procuramos analisar a eficácia de uma abordagem do ensino instrumental da língua portuguesa no processo de ensino e aprendizagem voltado para o mundo do trabalho, na educação técnica no nível médio a partir da identificação de autores que trabalhassem a abordagem instrumental da língua portuguesa na educação técnica do nível médio. Para isto, nos aprofundamos nos conhecimentos de autores como Annunziato (2013), Moraes (2018), Marcuschi (2008), dentre outros. Utilizamos a abordagem qualitativa como um processo de reflexão e análise da realidade, pois devemos sempre buscar novos caminhos que levem nossos alunos a uma real aprendizagem para o mundo do trabalho. Nesta busca da utilização do português instrumental para o mundo do trabalho, observamos o quanto é importante e fundamental a disciplina Português Instrumental para o desenvolvimento do aluno como futuro profissional no mercado do trabalho e o papel do docente na formação desse sujeito. Mas, também encontramos dificuldades no percurso como: escassez de pesquisas e exercícios específicos nas áreas temáticas e; praticamente, quase nenhuma informação sobre a trajetória histórica do português instrumental. Por isto, as considerações aqui encontradas não podem ser generalizadas, mas podem servir de possibilidades para o desenvolvimento de novas pesquisas em universidades, institutos federais e cursos técnicos. Acreditamos que essas análises que surgiram podem ser discutidas em outras oportunidades, ampliando assim a rede de conhecimento sobre a temática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Language plays a fundamental role in human construction, it is through it that we constitute ourselves as subjects. Diversity and linguistic variations are part of the social context in which it, as a social instrument, adapts to the most different situations. Therefore, the subject of Technical Portuguese has always been present at technical schools, but with the expansion of technical courses there was a need to develop skills that allow the adaptation of the language to the world of work. In the present work, we seek to analyze the effectiveness of an approach to the technical teaching of Portuguese language talking about the teaching and learning process aimed at the world of work. This review occurred considering technical education at secondary level, based on the identification of authors who work with the instrumental approach about Portuguese language. In secondary technical education. W studied Annunziato (2013), Moraes (2018), Marcuschi (2008), among others to understand the concepts and beliefs about the subject. We used the qualitative approach as a process of reflection and analysis of reality, as we must always seek new paths that lead our students to real learning for the world of work. In this search for the use of instrumental Portuguese for the world of work, we observed how important and fundamental the subject Technical Portuguese is for the development of the student as a future professional in the world of work. And of course, the role of the teacher in training this subject. But we also found difficulties along the way, such as: lack of research and specific exercises in the thematic areas and; practically, almost no information about the historical trajectory of Technical Portuguese. For this reason, the considerations found here cannot be generalized , but they can be used as possibilities for the development of new research at universities institutions, federal institutes and technical courses. We believe that these analyzes that emerged from this work can be discussed at other opportunities, thus expanding the network of knowledge on the subject. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Português Instrumental; Mundo do Trabalho; Linguagem Técnica. | pt_BR |
dc.title | “Aportuguesando” a Comunicação: a abordagem do Português Instrumental no mundo do trabalho. | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Linhares | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Linhares | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4268072401843876 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas para EPT | |
dc.contributor.member | Rodrigues, Márcio Vieira | |
dc.contributor.member | Barreto, Verônica Rangel | |
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