Show simple item record

Uma revisão de plataformas de simulação para o ensino-aprendizagem de sistemas embarcados

dc.contributor.advisorTELLO, RICHARD
dc.contributor.authorDonadia, Geovânia
dc.date.accessioned2023-05-26T23:52:18Z
dc.date.available2023-05-26T23:52:18Z
dc.date.issued2023-05
dc.identifier.citationDONADIA, Geovânia. Uma revisão de plataformas de simulação para o ensino aprendizagem de sistemas embarcados. 2023. 39 f. Monografia (Pós-graduação em Práticas Pedagógicas para EPT) - Instituto Federal do Espírito Santo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3244
dc.description.abstractO uso de software de simulação em ambientes virtuais tem se tornado gradativamente mais comum no ensino de sistemas embarcados, uma vez que, diversos fatores dificultam o aprendizado em tal área, como, a falta de material de laboratório, a falta de equipamentos, a escassez de componentes eletrônicos no mercado local, entre outros aspectos, trazendo como consequência a falta de prática para os discentes. Além disso, durante o período da pandemia, o ensino remoto ajudou a aprendizagem de alunos no mundo e as plataformas de simulação auxiliaram o ensino de programação e montagem de circuitos com microcontroladores. Nesse sentido, este trabalho propõe uma revisão bibliográfica e uma avaliação de plataformas educacionais de simulação para ensino-aprendizagem em sistemas embarcados. Previamente, um circuito de teste foi montado em três plataformas de simulação selecionadas: Tinkercad, SimulIDE e Wokwi. O intuito foi avaliar estas plataformas comparando parâmetros, funcionalidades, usabilidade e recursos disponíveis. Após isto, foram realizadas buscas de artigos sobre as temáticas através do Portal de Periódicos da CAPES (plataforma que que contêm um acervo considerável de referenciais nacionais e trabalhos publicados em editoras internacionais) considerando os últimos cinco anos, resultando em 44 literaturas, das quais foram selecionadas seis para análise. A partir da análise das referências, foi possível constatar que o ambiente de simulação no ensino de sistemas embarcados é eficaz e favorece as estratégias pedagógicas no âmbito da aprendizagempt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectSistemas Embarcadospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.titleUma revisão de plataformas de simulação para o ensino-aprendizagem de sistemas embarcadospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Serrapt_BR
dc.contributor.memberMELO, VINICIUS
dc.contributor.memberNASCIMENTO, EDILSON


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record