Uma revisão de plataformas de simulação para o ensino-aprendizagem de sistemas embarcados
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O uso de software de simulação em ambientes virtuais tem se tornado gradativamente mais comum no ensino de sistemas embarcados, uma vez que, diversos fatores dificultam o aprendizado em tal área, como, a falta de material de laboratório, a falta de equipamentos, a escassez de componentes eletrônicos no mercado local, entre outros aspectos, trazendo como consequência a falta de prática para os discentes. Além disso, durante o período da pandemia, o ensino remoto ajudou a aprendizagem de alunos no mundo e as plataformas de simulação auxiliaram o ensino de programação e montagem de circuitos com microcontroladores. Nesse sentido, este trabalho propõe uma revisão bibliográfica e uma avaliação de plataformas educacionais de simulação para ensino-aprendizagem em sistemas embarcados. Previamente, um circuito de teste foi montado em três plataformas de simulação selecionadas: Tinkercad, SimulIDE e Wokwi. O intuito foi avaliar estas plataformas comparando parâmetros, funcionalidades, usabilidade e recursos disponíveis. Após isto, foram realizadas buscas de artigos sobre as temáticas através do Portal de Periódicos da CAPES (plataforma que que contêm um acervo considerável de referenciais nacionais e trabalhos publicados em editoras internacionais) considerando os últimos cinco anos, resultando em 44 literaturas, das quais foram selecionadas seis para análise. A partir da análise das referências, foi possível constatar que o ambiente de simulação no ensino de sistemas embarcados é eficaz e favorece as estratégias pedagógicas no âmbito da aprendizagem
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