Avaliação do uso das tecnologias na educação infantil aliada à aprendizagem a partir de uma revisão bibliográfica

Tessarole, Fernanda de Lacerda (2022-09-26)

trabalho de conclusão de curso

As mudanças repentinas nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T), na atualidade, fizeram com que hoje já não seja mais possível imaginar a vida sem o suporte das tecnologias. Observa-se como essa mudança também alcançou a esfera educacional, sendo necessária uma transformação constante das técnicas pedagógicas. Nesse sentido, o presente trabalho traz como pergunta problema: qual a importância da tecnologia para a aprendizagem da criança na Educação Infantil? Para isso, definiuse como objetivo compreender a importância da utilização de tecnologias na Educação Infantil para a aprendizagem das crianças. Esta pesquisa pode ser caracterizada como exploratória, com levantamento bibliográfico, documental e de abordagem qualitativa, baseada em fatos citados no decorrer deste trabalho. Foi possível concluir que a tecnologia pode contribuir para a educação, levando a criança a conhecer, compreender e construir seus próprios conhecimentos. Contudo, é fundamental que antes da utilização desse recurso haja um planejamento, de acordo com os objetivos que se pretende alcançar em cada aula. Também, que o Estado forneça o que for necessário para essa aplicação, desde materiais, ambientes adequados, treinamentos e atualizações para educadores para que utilizem a tecnologia da melhor maneira possível.


Colecciones: