Robótica e Programação: estimulando o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do Arduino no ensino médio

Oliveira, Kenia Luiza Rabelo de (2022)

dissertação de mestrado

O avanço da tecnologia e sua utilização são crescentes na sociedade e estão cada vez mais presentes nos lares, trabalho e espaços escolares. Constatam-se mudanças na forma como os jovens aprendem na atualidade e como lidam com a tecnologia em suas vivências. Os jovens nascidos a partir dos anos 90, chamados de nativos digitais, nasceram e cresceram com uma linguagem e habilidades projetadas para o futuro. Com efeito, softwares, hardwares, aplicativos, internet na palma das mãos e a ascensão da robótica têm-se expandido como artefato mediador em projetos educacionais. Observa-se que a tecnologia facilita, organiza e contribui para que os alunos possam exercer sua criatividade a partir do princípio colaborativo, favorecendo o pensamento crítico e o desenvolvimento de capacidades de interação, negociação de informação e resolução de problemas. Dessa forma, ações pedagógicas inovadoras como o uso da robótica possibilitam experiências lúdicas que propiciam o conhecimento, habilidades e atitudes para resolução de problemas, estímulo ao pensamento crítico e investigativo. Esta pesquisa aponta algumas contribuições da Robótica Educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional. Para tanto, foi desenvolvido um curso híbrido de robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional com estudantes do Ensino Médio, tendo como artefato mediador o Arduino Uno. A pesquisa é qualitativa, com características da pesquisa participante, e a metodologia se aproxima da abordagem de Carlos Rodrigues Brandão e Pedro Demo, que compreendem o envolvimento do sujeito da pesquisa e/ou da comunidade na análise da sua própria realidade, visando o engajamento e a interação entre pesquisador e pesquisados. Os resultados obtidos ocorreram por meio de oficinas desenvolvidas no curso, formulários, diálogos e relatos, que evidenciaram o envolvimento dos sujeitos pesquisados. Os resultados sugerem que os participantes da pesquisa puderam desenvolver habilidades para a construção de robôs/protótipos e foram estimulados a desenvolver o pensamento computacional para a resolução de problemas com o uso do Arduino, tendo como produto educacional um guia didático sistematizado a partir das discussões que ocorrem no curso híbrido de Pensamento Computacional, Programação e Robótica.

With the advancement of technology, its use also becomes increasing in society, being increasingly present in homes, work and school spaces. With this, there are significant changes in the way young people learn today and how they deal with technology and their experiences. These young people, born in the 1990s, called digital natives, were already born and raised with a language and skills designed for the future. Due to this new reality, software, hardware, applications, internet in the palm of the hands and the rise of robotics have expanded as a mediating artifact in educational projects. Given this fact, it is observed that technology facilitates, organizes and contributes so that students can exercise their creativity from the collaborative principle, favoring critical thinking and the development of interaction skills, information negotiation and problem solving. In this way, innovative pedagogical actions such as the use of robotics enable playful experiences that provide knowledge, skills and attitudes for problem solving, stimulating critical and investigative thinking. Therefore, the objective, through this research, is to point out some contributions of Educational Robotics to the development of computational thinking. In pursuit of this objective, a hybrid course in educational robotics was developed for the development of computational thinking with high school students, using the Arduino Uno as a mediating artifact. The research is characterized as qualitative, with characteristics of participatory research, having as research methodology approximations in the approach of Carlos Rodrigues Brandão and Pedro Demo that understand the involvement of the research subject and/or community in the analysis of their own reality aiming at engagement and the interaction between researcher and researched. The results obtained occurred through workshops developed in the course, forms, dialogues and reports that evidenced the involvement of the researched subjects. The results suggest that the participants of this research were able to develop skills for the construction of robots/prototypes and encouraged to develop computational thinking to solve problems with the use of Arduino. Having as an educational product a didactic guide systematized from the discussions that occur in the hybrid course of Computational Thinking, Programming and Robotics.


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