dc.contributor.advisor | Christo, Marcos Luis | |
dc.contributor.author | Silva, Maria Jose Pereira da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T20:33:06Z | |
dc.date.available | 2023-05-24T20:33:06Z | |
dc.date.issued | 2023-05-18 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria José Pereira da. Compreendendo a formação continuada de docentes na Educação Profissional e Tecnológica: novos cenários e desafios. (TCC de especialização) Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Linhares, 45 f., 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3238 | |
dc.description.abstract | Este trabalho busca compreender a formação continuada de docentes na Educação
Profissional e Tecnológica. Procura identificar cenários, desafios e discutir a relação
existente entre teoria e prática na formação de docentes da EPT nos tempos atuais.
Por meio do levantamento bibliográfico realizado procurou-se compreender a
importância dessa formação na atuação docente e como acontece essa relação na
prática. Foi realizado revisão de literatura selecionando-se artigos publicados entre
os anos 2020 a 2022 em revistas científicas utilizando-se de lista de periódicos
Capes e Portal Scielo e/ou em literatura cinzenta (teses, dissertações, anais de
congressos, etc.) de autores que tenha apresentado e discutido a temática da
formação continuada de docentes da EPT no período de decretação da pandemia
do Covid-19 e logo após, e que poderiam contribuir e enriquecer esse trabalho.
Identificou-se a importância de reconhecer que a formação continuada do docente,
precisa apropriar da cultura do aprender e do capacitar-se continuamente, pois é
primordial para todos os professores, em qualquer idade, estágio na carreira ou
modalidade em que atua, devendo estar alinhada com a vivência da sala de aula
que traz inúmeros desafios tais como o uso das tecnologias. Espera-se que este
estudo possa contribuir e incentivar os profissionais da Educação na busca de novas
formações/capacitações e revelar sua importância para a continuidade de sua
carreira como docente da EPT durante toda sua trajetória profissional. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de docentes da Educação Profissional e Tecnológica; Formação continuada de docentes; Formação continuada; Formação de professores; Tecnologias na educação. | pt_BR |
dc.title | Compreendendo a formação continuada de docentes na Educação Profissional e Tecnológica: novos cenários e desafios | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Linhares | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Linhares | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (ifes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | https://lattes.cnpq.br/9483623698343291 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Linhares | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0308419489430366 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EPT | |
dc.contributor.member | Guaitolini, Briane Costa de Oliveira | |
dc.contributor.member | Reis, Whelligton Renan da Vitória | |
ifes.author.orcid | Rua Argeu Ribeiro MoraesR, Canivete, 182 | pt_BR |
Redes Sociais