Show simple item record

Compreendendo a formação continuada de docentes na Educação Profissional e Tecnológica: novos cenários e desafios

dc.contributor.advisorChristo, Marcos Luis
dc.contributor.authorSilva, Maria Jose Pereira da
dc.date.accessioned2023-05-24T20:33:06Z
dc.date.available2023-05-24T20:33:06Z
dc.date.issued2023-05-18
dc.identifier.citationSILVA, Maria José Pereira da. Compreendendo a formação continuada de docentes na Educação Profissional e Tecnológica: novos cenários e desafios. (TCC de especialização) Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Linhares, 45 f., 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3238
dc.description.abstractEste trabalho busca compreender a formação continuada de docentes na Educação Profissional e Tecnológica. Procura identificar cenários, desafios e discutir a relação existente entre teoria e prática na formação de docentes da EPT nos tempos atuais. Por meio do levantamento bibliográfico realizado procurou-se compreender a importância dessa formação na atuação docente e como acontece essa relação na prática. Foi realizado revisão de literatura selecionando-se artigos publicados entre os anos 2020 a 2022 em revistas científicas utilizando-se de lista de periódicos Capes e Portal Scielo e/ou em literatura cinzenta (teses, dissertações, anais de congressos, etc.) de autores que tenha apresentado e discutido a temática da formação continuada de docentes da EPT no período de decretação da pandemia do Covid-19 e logo após, e que poderiam contribuir e enriquecer esse trabalho. Identificou-se a importância de reconhecer que a formação continuada do docente, precisa apropriar da cultura do aprender e do capacitar-se continuamente, pois é primordial para todos os professores, em qualquer idade, estágio na carreira ou modalidade em que atua, devendo estar alinhada com a vivência da sala de aula que traz inúmeros desafios tais como o uso das tecnologias. Espera-se que este estudo possa contribuir e incentivar os profissionais da Educação na busca de novas formações/capacitações e revelar sua importância para a continuidade de sua carreira como docente da EPT durante toda sua trajetória profissional.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada de docentes da Educação Profissional e Tecnológica; Formação continuada de docentes; Formação continuada; Formação de professores; Tecnologias na educação.pt_BR
dc.titleCompreendendo a formação continuada de docentes na Educação Profissional e Tecnológica: novos cenários e desafiospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localLinharespt_BR
ifes.campusCampus_Linharespt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/9483623698343291pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Linharespt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0308419489430366pt_BR
ifes.course.underposgraduatePRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EPT
dc.contributor.memberGuaitolini, Briane Costa de Oliveira
dc.contributor.memberReis, Whelligton Renan da Vitória
ifes.author.orcidRua Argeu Ribeiro MoraesR, Canivete, 182pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record