Compreendendo a formação continuada de docentes na Educação Profissional e Tecnológica: novos cenários e desafios
tcc
Este trabalho busca compreender a formação continuada de docentes na Educação Profissional e Tecnológica. Procura identificar cenários, desafios e discutir a relação existente entre teoria e prática na formação de docentes da EPT nos tempos atuais. Por meio do levantamento bibliográfico realizado procurou-se compreender a importância dessa formação na atuação docente e como acontece essa relação na prática. Foi realizado revisão de literatura selecionando-se artigos publicados entre os anos 2020 a 2022 em revistas científicas utilizando-se de lista de periódicos Capes e Portal Scielo e/ou em literatura cinzenta (teses, dissertações, anais de congressos, etc.) de autores que tenha apresentado e discutido a temática da formação continuada de docentes da EPT no período de decretação da pandemia do Covid-19 e logo após, e que poderiam contribuir e enriquecer esse trabalho. Identificou-se a importância de reconhecer que a formação continuada do docente, precisa apropriar da cultura do aprender e do capacitar-se continuamente, pois é primordial para todos os professores, em qualquer idade, estágio na carreira ou modalidade em que atua, devendo estar alinhada com a vivência da sala de aula que traz inúmeros desafios tais como o uso das tecnologias. Espera-se que este estudo possa contribuir e incentivar os profissionais da Educação na busca de novas formações/capacitações e revelar sua importância para a continuidade de sua carreira como docente da EPT durante toda sua trajetória profissional.
Redes Sociais