Show simple item record

O uso de audiolivros em um curso técnico em multimeios didáticos a distância

dc.contributor.advisorOliveira, Márcia Gonçalves de
dc.contributor.authorPinto, Darlan Machado
dc.date.accessioned2023-05-23T11:37:26Z
dc.date.available2023-05-23T11:37:26Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPINTO, Darlan Machado. O uso de audiolivros em um curso técnico em multimeios didáticos a distância. 2022. 184 p. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3233
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho tem o objetivo de analisar por meio de uma pesquisa exploratória, as potencialidades do uso da mídia audiolivro como recurso didático em um curso técnico em Multimeios Didáticos a distância, através da disponibilidade de uma forma alternativa de leitura, que pode complementar uma leitura convencional, ou até mesmo ser uma forma prioritária de acesso ao conteúdo, se considerarmos o perfil predominante dos alunos nessa modalidade de ensino, majoritariamente formado por adultos, trabalhadores e que dispõem de pouco tempo para os estudos. Para isso, faz-se necessário compreender como as Tecnologias da Informação e Comunicação influenciam o modo de vida dessas pessoas, e como elas podem ser utilizadas de forma benéfica na área da Educação. Tendo em vista esse contexto, a presente pesquisa teve como norte a aplicação de uma proposta de ensino em duas turmas do curso Técnico em Multimeios Didáticos do Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo). Como resultado material foi produzido um curso MOOC, onde os alunos são introduzidos a usar os audiolivros como suporte para aprendizagem, bem como são iniciados ao modo de como produzi-los e utilizá-los em sua vida profissional. Com esse recorte, buscou-se contemplar a possibilidade de compreensão do público e objeto alvos da pesquisa, além de fomentar o uso e a produção de audiolivros voltados para o ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work aims to analyze, through exploratory research, the potential of using the audiobook media as a didactic resource in a technical course in Didactic Multimedia at a distance, through the availability of an alternative way of reading, which can complement a conventional reading, or even be a priority form of access to content, if we consider the predominant profile of students in this type of education, mostly formed by adults, workers and who have little time for studies. For this, it is necessary to understand how Information and Communication Technologies influence the way of life of these people, and how they can be used in a beneficial way in the area of Education. In view of this context, the present research was guided by the application of a teaching proposal in two classes of the Technical Course in Didactic Multimedia at Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo). As a material result, a MOOC course was produced, where students are introduced to using audiobooks as a support for learning, as well as being introduced to how to produce and use them in their professional life. With this clipping, we sought to contemplate the possibility of understanding the target public and object of the research, in addition to promoting the use and production of audiobooks aimed at teaching-learning.pt_BR
dc.format.extent184 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAudiolivropt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectMOOCpt_BR
dc.titleO uso de audiolivros em um curso técnico em multimeios didáticos a distânciapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4430407Z0pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológica - EPTpt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2109227810924409pt_BR
ifes.course.underposgraduateProfept (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica)
dc.contributor.memberSondermann, Danielli Veiga Carneiro
dc.contributor.memberCarvalho, Aline Freitas da Silva de
dc.contributor.memberGava, Tânia Barbosa Salles
dc.contributor.memberOliveira, Márcia Gonçalves de
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-3695-7873pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8335710912224751pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1494437656641295pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2044-1543pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9727-1840pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9027-0976pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record