Show simple item record

ENSINO REMOTO E A PANDEMIA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

dc.contributor.advisorFlores, Juliana Mezzomo
dc.contributor.authorCastilho, Andressa Garcia
dc.date.accessioned2023-05-22T18:34:04Z
dc.date.available2023-05-22T18:34:04Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCASTILHO, Andressa Garcia. Ensino remoto e a pandemia: o atendimento educacional especializado e o processo de ensino aprendizagem a distância. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato Sensu em Praticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3231
dc.description.abstractEsse estudo de revisão bibliográfica objetivou identificar as práticas pedagógicas no ensino do público da Educação Especial durante a Pandemia, para a partir disso, compreender como essa modalidade educacional teve a garantia do seu atendimento especializado no período remoto, haja vista, que esse acolhimento é fortemente caracterizado por seu atendimento presencial. Além disso, esse artigo terá como objetivos específicos: analisar quais os recursos tecnológicos utilizados durante o período de pandemia para o ensino e aprendizagem de alunos da Educação Especial; descrever quais são as estratégias pedagógicas no ensino. A metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa. Adotamos no referencial teórico o parecer 5/2020 sobre o regime de atividades não-presencias e as leis: 13.146/2015 de Inclusão da Pessoa com deficiência e a lei 9394/96 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira. O aporte teórico apoiou-se na literatura de Mantoan (2006) e Gomes e Lazo (2015), Saviani (2020) para embasar as hipóteses levantadas e as interpretações sugeridas. A partir de conceitos ou proposições inteiramente relacionados, que orientam o pensamento e a investigação.pt_BR
dc.format.extent15 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleENSINO REMOTO E A PANDEMIA: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM A DISTÂNCIApt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2915143289357537pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberSantos, Marcelo Monteiro dos
dc.contributor.memberSilva, Juliana de Araújo e


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record