Percepções dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a formação profissional
trabalho de conclusão de curso
Diversas são as discussões sobre as práticas educativas que envolvem o cenário educacional que vem moldando as novas políticas educacionais. Diante disso, o professor exerce um papel fundamental, utilizando recursos como a experimentação, investigação, o diálogo, envolvendo a construção dos diferentes saberes que são desenvolvidos a partir de uma prática pedagógica. Por outro lado, quando comparado a organização dos cursos de licenciatura, como das ciências biológicas, percebe-se uma prática muito mais técnica, que pouco dialoga com o pedagógico, além da percepção de precarização da profissão docente. Frente a isso, implica questionar sobre como se dá o processo de formação desses profissionais. Dessa forma, este trabalho objetivou analisar a percepção dos discentes do curso de licenciatura em ciências biológicas sobre os efeitos da organização didática do curso na formação do profissional docente, e o que vem sendo discutido no meio acadêmico sobre essa relação. Para sua realização, foi desenvolvido um levantamento bibliográfico em conjunto com um trabalho de campo na forma de enquete para analisar a percepção sobre a formação e profissão docente na área das ciências biológicas. Utilizando o Google Acadêmico e a Plataforma dos Periódicos da Capes, foram pesquisados trabalhos entre os anos de 2018 e 2022 que envolvam os temas “formação docente”, “formação docente na área das ciências e biologia” e “desafios da formação docente no ensino de ciências”. Para a enquete, foi utilizado a ferramenta do Google Forms e compartilhado nos contatos e grupos do WhatsApp, participando graduandos e graduados em Licenciatura em Ciências Biológicas que, preferencialmente, tenham realizado a disciplina de estágio obrigatório. Dos trabalhos encontrados nos dois sistemas de busca, 23 foram selecionados, e da enquete, participaram 28 pessoas. No geral, percebe-se que há uma grande discussão envolvendo a formação de professores, e principalmente a qualidade dos profissionais que estão sendo formados para o processo de ensino-aprendizagem nas escolas de ensino básico, tendo o professor, a todo momento, estar preparado para as políticas que envolvem a organização educacional e as instabilidades que circundam a profissão. Como resposta, os autores defendem o processo de formação continuada, podendo a formação inicial docente não ser suficiente para suprir as necessidades que envolvem o problema educacional no país. O que é um problema. Sobre a percepção dos discentes, percebe-se que, no geral, o curso parece suprir as necessidades e os conhecimentos necessários que envolvem o currículo das escolas. No entanto, possuem a percepção sobre as dificuldades que envolvem a profissão, e os problemas da formação durante o período de pandemia do Covid-19.
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