Memória e justiça racial : as relações sociais e étnico-raciais em escolas públicas do município de Vila Velha/ES

Rosário, Alessandra Ribeiro do (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa se insere no campo das reflexões sobre a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais, Formação docente e Currículo. Seu objetivo geral é compreender a configuração da educação das relações étnico-raciais em uma escola de Ensino Fundamental I, do município de Vila Velha/ES. Para isto, elegemos como objetivos específicos: conhecer o processo de implementação da lei 10.639/03 na rede municipal de ensino de Vila Velha, analisar os contextos e as vivências que colaboram com as questões étnico-raciais que transcorrem na unidade de Ensino pesquisada, sistematizar uma proposta de formação com servidores na Unidade Municipal de Ensino Fundamental I, no sentido de contribuir com a Educação das Relações Étnico-Raciais e elaborar, junto com os participantes, o produto educacional em forma de um e-book, uma formação para profissionais da educação repensarem a temática História e Cultura Afro-Brasileira. Como sustentação teórica elegemos Paulo Freire (1979, 1987, 1996), Kabengele Munanga (1999, 2004, 2015), Nilma Lino Gomes (2005, 2011, 2012, 2017), e Candau (1996, 2007, 2016). Como percurso metodológico optamos pela pesquisa-ação em Thiollent (1996) e Barbier (2002) e pesquisa colaborativa em Ibiapina (2008). A produção de dados se fez através de uma consulta documental, questionários abertos e fechados e rodas de conversas. Por fim, ao se tratar de mestrado profissional, além da realização do curso de extensão, elaboramos um produto educativo que consiste em uma proposta de formação continuada que relata sobre momentos formativos realizados com os professores e com a comunidade escolar para repensar as práticas do ensino de História e Cultura da Afro-brasileira.

ABSTRACT: This research is part of the field of reflections on Education theme for Ethnic-Racial, Teacher Formation and Curriculum. Our goal is to understand the configuration of education on ethnic-racial relations at an Elementary School in Vila Velha city of Espírito Santo State. For this, we chose as specific objectives to recognize or to rescue the implementation process of Law 10.639/03 in the municipal teaching network in Vila Velha city, to analyze the contexts and the experiences and collaborate with the ethnic-racial issues which take place in the researched unit one, to systematize a training proposal for public servants at Elementary School in order to contribute to the Education and its Ethnic-Racial Relations. To elaborate together with the participants, the educational product as an e-book, a training for the educational professionals to rethink Afro-Brazilian History and Culture as a theme. As our theorical support we chose authors like Paulo Freire (1979, 1987, 1996); Nilma Lima Gomes (2005, 2011, 2012, 2017); Kabengele Munanga (1999, 2004, 2015) and Candau (1996, 2007, 2016). As a methodological path we opted for action research in Thiollent (1996) and collaborative research in Ibiapina (2008). The data production has done through a documentary consultation, open and closed questionnaires and conversation circles. Finally, when we are dealing with a professional master´s degree in addition to finishing the extension course. Then, we developed and educational product and it consists about a proposal for a continuing education that reports on formative moments which carry out with teachers and the school Community to rethink some practices of teaching Afro-Brazilian and African Culture.


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