Show simple item record

Robótica educacional para formação de professores do curso técnico em agropecuária

dc.contributor.advisorOliveira, Márcia Gonçalves de
dc.contributor.authorFerraz, Dalva de Oliveira
dc.date.accessioned2023-05-19T12:32:49Z
dc.date.available2023-05-19T12:32:49Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationFERRAZ, Dalva de Oliveira. Robótica educacional para formação de professores do curso técnico em agropecuária, 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3215
dc.description.abstractRESUMO: O uso de tecnologias educacionais nas escolas tem papel importante na mudança da forma de pensar e agir dos alunos na sociedade em que vivem. Pensar na robótica como um recurso educacional, em um curso técnico integrado em agropecuária, pode ser uma boa estratégia para a integração de diversas áreas de conhecimento. Neste cenário, torna-se interessante compreender em que contexto os educadores, do referido curso, têm utilizado recursos educacionais digitais na sua prática pedagógica, tendo como foco principal o uso da robótica educacional na formação técnica em agropecuária. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou investigar a utilização da robótica educacional, como possibilidade de prática pedagógica no curso técnico integrado em agropecuária. Dentre os teóricos que fundamentam este trabalho, encontram-se Seymour Papert, Álvaro Vieira Pinto e Dermeval Saviani. Esta pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e abrangeu os docentes das áreas técnica e propedêutica, do curso técnico integrado em agropecuária de uma escola da rede estadual do Estado do Espírito Santo. Considerando que o curso técnico em agropecuária, no qual se deu esta pesquisa, possui o Eixo Tecnológico Recursos Hídricos e que na agropecuária o consumo de água é expressivo, o produto educacional elaborado foi uma oficina de robótica para a prática de agropecuária, com acompanhamento de um guia didático, utilizando um kit de Arduino, a fim de simular uma irrigação automatizada. O produto educacional materializado em guia didático, foi aplicado com uma perspectiva baseada na dinâmica dos Momentos Pedagógicos (3MP). Essa dinâmica apresenta, primeiramente, a etapa de problematização, seguida pela etapa de desenvolvimento dos conhecimentos e, por fim, a etapa de aplicação do conhecimento. Ainda, na Oficina para realizar abordagem sobre o pensamento computacional, combinou-se atividades de robótica desplugada e apresentação de sites e recursos digitais. Considera-se que essa dinâmica possibilitará a criação de novas aplicações para além do sistema de irrigação. O presente trabalho apresenta como diferencial, o uso da robótica educacional no ensino do curso técnico em agropecuária. A sua relevância encontra-se na possibilidade de contribuição para formação profissional, no que se refere à prática mediada por tecnologias na agropecuária. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento do Pensamento Computacional dos docentes, que, ao replicarem em sua sala de aula, corrobora para que os futuros egressos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sejam protagonistas, com competência para integrar-se de maneira positiva na sociedade, capazes de propor soluções computacionais para resolverem problemas em um mundo cada vez mais globalizado e repleto de novas tecnologias, inclusive para a agropecuária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent140 f.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissional – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectAgropecuáriapt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação – Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.titleRobótica educacional para formação de professores do curso técnico em agropecuáriapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionSecretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu)pt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaCiências Humanaspt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em EPTpt_BR
ifes.course.undergraduatePós-graduação
dc.contributor.memberPires, Poliana Daré Zampirolli
dc.contributor.memberNeto, Giovani Zanetti
dc.contributor.memberMoreira, Nilcéa Elias Rodrigues
dc.contributor.memberOliveira, Márcia Gonçalves de


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record