Robótica educacional para formação de professores do curso técnico em agropecuária
dissertação de mestrado
RESUMO: O uso de tecnologias educacionais nas escolas tem papel importante na mudança da forma de pensar e agir dos alunos na sociedade em que vivem. Pensar na robótica como um recurso educacional, em um curso técnico integrado em agropecuária, pode ser uma boa estratégia para a integração de diversas áreas de conhecimento. Neste cenário, torna-se interessante compreender em que contexto os educadores, do referido curso, têm utilizado recursos educacionais digitais na sua prática pedagógica, tendo como foco principal o uso da robótica educacional na formação técnica em agropecuária. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou investigar a utilização da robótica educacional, como possibilidade de prática pedagógica no curso técnico integrado em agropecuária. Dentre os teóricos que fundamentam este trabalho, encontram-se Seymour Papert, Álvaro Vieira Pinto e Dermeval Saviani. Esta pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e abrangeu os docentes das áreas técnica e propedêutica, do curso técnico integrado em agropecuária de uma escola da rede estadual do Estado do Espírito Santo. Considerando que o curso técnico em agropecuária, no qual se deu esta pesquisa, possui o Eixo Tecnológico Recursos Hídricos e que na agropecuária o consumo de água é expressivo, o produto educacional elaborado foi uma oficina de robótica para a prática de agropecuária, com acompanhamento de um guia didático, utilizando um kit de Arduino, a fim de simular uma irrigação automatizada. O produto educacional materializado em guia didático, foi aplicado com uma perspectiva baseada na dinâmica dos Momentos Pedagógicos (3MP). Essa dinâmica apresenta, primeiramente, a etapa de problematização, seguida pela etapa de desenvolvimento dos conhecimentos e, por fim, a etapa de aplicação do conhecimento. Ainda, na Oficina para realizar abordagem sobre o pensamento computacional, combinou-se atividades de robótica desplugada e apresentação de sites e recursos digitais. Considera-se que essa dinâmica possibilitará a criação de novas aplicações para além do sistema de irrigação. O presente trabalho apresenta como diferencial, o uso da robótica educacional no ensino do curso técnico em agropecuária. A sua relevância encontra-se na possibilidade de contribuição para formação profissional, no que se refere à prática mediada por tecnologias na agropecuária. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento do Pensamento Computacional dos docentes, que, ao replicarem em sua sala de aula, corrobora para que os futuros egressos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sejam protagonistas, com competência para integrar-se de maneira positiva na sociedade, capazes de propor soluções computacionais para resolverem problemas em um mundo cada vez mais globalizado e repleto de novas tecnologias, inclusive para a agropecuária.
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