Acessibilidade cognitiva e metodológica para apoio a alunos com transtorno do espectro autista na educação a distância

Baldo, Yvina Pavan (2022-07-13)

tcc

RESUMO É crescente o número de alunos com deficiência em todos os níveis de ensino, conforme mostra o Censo Escolar da Educação Básica (BRASIL, 2021). Nesse sentido, vislumbra-se como preponderante envidar esforços para pensar sobre estratégias de inclusão em seu processo educativo. Com esse intuito, desenvolveu-se uma pesquisa, cujo foco foi analisar estratégias utilizadas para apoiar a aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na modalidade de Educação a Distância, propondo-se refletir sobre os impactos da acessibilidade cognitiva e metodológica neste contexto. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, do tipo, observação participante e intervenção, de natureza qualitativa e foi realizada no segundo semestre de 2021, em um curso técnico subsequente, na modalidade a distância, na disciplina Diversidade e Inclusão. Foram utilizados momentos síncronos e o ambiente virtual de aprendizagem como meios de interação com o aluno com TEA. Como resultados, constatou-se a necessidade de desenvolver materiais e práticas que considerem as necessidades e singularidades desses alunos. Além disso, verificou-se que a flexibilização curricular e o acompanhamento individualizado foram importantes para que o aluno conseguisse se organizar e sentir-se acolhido e acompanhado no seu percurso de aprendizagem. Também se notou que a interlocução entre as metodologias, as práticas e os recursos tecnológicos fizeram diferença para o êxito do aluno na disciplina cursada. E que o planejamento e o acompanhamento realizados na implementação desses representam o diferencial para promover a inclusão e robustecer o processo de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave: Acessibilidade Cognitiva. Acessibilidade Metodológica. Transtorno do Espectro Autista. Educação a Distância.

ABSTRACT The number of students with disabilities at all levels of education is increasing, as shown by the School Census of Basic Education (BRASIL, 2021). In this sense, efforts to think about inclusion strategies in their educational process are seen as preponderant. A research was developed, whose focus was to analyze the strategies to support the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the Distance Education modality, it was proposed to reflect on the impacts of cognitive and methodological accessibility in this context. The research is characterized as exploratory, of the type, participant observation and intervention, of a qualitative nature. It was held in the second half of 2021, in a subsequent technical course, in the distance modality. Synchronous moments and the virtual learning environment were used as means of interaction with the student with ASD. As a result, there was a need to develop materials and practices that consider the needs and singularities of these students. In addition, it was found that curricular flexibility and individualized follow-up were important for the student to be able to organize himself and feel welcomed and accompanied in his learning path. It was also noted that the dialogue between methodologies, practices and technological resources made a difference to the student's success in the subject studied. And that the planning and monitoring carried out in the implementation of these represent the differential to promote inclusion and strengthen the teaching and learning process. Keywords: Cognitive Accessibility. Methodological Accessibility. Autism Spectrum Disorder. Distance Education.


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