Ambientes de aprendizagem na educação a distância: visões e possíveis melhorias para docentes
tcc
Este trabalho visa refletir sobre os possíveis impactos do uso das Tecnologias Digitais nos modelos de aprendizagem no ensino a distância (EAD), em um tempo de pandemia de covid-19, tendo como público-alvo a educação básica. A metodologia utilizada foi à Revisão Sistemática de Literatura (RSL) a partir da plataforma acadêmica Google Scholar, com busca de artigos publicados nos últimos cinco anos em língua portuguesa. Constatamos que as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes e discentes para trabalhar o ensino remoto foram: falta de ponto de aula, falta de interatividade, falta de comunicação entre alunos e docentes. Após a mitigação das dificuldades encontradas pelos atores, a utilização de ferramentas para produção de aulas com vídeos, áudio e interação entre os estudantes se tornou mais eficiente e eficaz.
This work aims to reflect on the possible impacts of the use of Digital Technologies on learning models in distance learning (EAD), in a time of the covid-19 pandemic, with basic education as its target audience. The methodology used was the Systematic Literature Review (RSL) from the academic platform Google Scholar, with a search for articles published in the last five years in Portuguese. We found that the main difficulties faced by teachers and students to work with remote teaching were: lack of a classroom, lack of interactivity, lack of communication between students and teachers. After mitigating the difficulties encountered by the actors, the use of tools to produce classes with videos, audio and interaction between students became more efficient and effective
Redes Sociais