Interpretação de enunciados de problemas que envolvem o cálculo de volume
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RESUMO: Esta pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) do tipo estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; SEVERINO, 2016; FIORENTINI; LORENZATO, 2012) está inserida no campo da educação matemática. Seu objetivo foi identificar dificuldades apresentadas por estudantes da terceira série do ensino médio quando interpretam enunciados complexos de problemas que envolvem volume de sólidos. Focalizou-se então em problemas desse tipo evidenciados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos 2016 e 2017. Nesse contexto, são analisadas as potencialidades da resolução de problemas para minimizar tais dificuldades. Por isso, a pesquisa foi desenvolvida com 61 alunos de terceira série do ensino médio de uma escola estadual de Itapemirim/ES. Assim sendo, selecionou-se problemas que envolviam o cálculo de volume, pois estes se constituíram no principal instrumento de pesquisa a partir dos quais os dados foram coletados e analisados à luz do referencial teórico (LIMA, 1991; SUYDAM, 1997; MORAIS; ONUCHIC, 2014; ZANON, 2019). Os resultados apontaram que a resolução de problemas auxilia na identificação de atributos relevantes em enunciados, incluindo a questão problema; validação de soluções obtidas; compreensão de conceitos matemáticos; interpretação de enunciados complexos; e, na interação ativa e reflexiva entre professor e aluno durante o processo de produção do conhecimento. Por isso, conclui-se que tal metodologia colabora com o trabalho de professores e com a aprendizagem de estudantes.
ABSTRACT: This qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) of the case study type (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; SEVERINO, 2016; FIORENTINI; LORENZATO, 2012) is inserted in the field of mathematical education. Its objective was to identify difficulties presented by students of the third grade of high school when they interpret complex statements of problems that involve volume of solids. It then focused on problems of this type evidenced in the National High School Examination (ENEM) of the years 2016 and 2017. In this context, the potential of problem solving to minimize such difficulties is analyzed. For this reason, the research was developed with 61 third grade students from a high school in a state school in Itapemirim/ES. Therefore, problems involving volume calculation were selected, as these constituted the main research instrument from which data were collected and analyzed in the light of the theoretical framework (LIMA, 1991; SUYDAM, 1997; MORAIS; ONUCHIC, 2014; ZANON, 2019). The results showed that problem solving helps to identify relevant attributes in statements, including the problem issue; validation of solutions obtained; understanding of mathematical concepts; interpretation of complex statements; and, in the active and reflective interaction between teacher and student during the knowledge production process. Therefore, it is concluded that such methodology collaborates with the work of teachers and the learning of students.
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