O ensino da geometria fractal: uma conversa com professores da educação básica
tcc
RESUMO: Buscou-se, neste estudo, investigar o conhecimento que professores de matemática tem a respeito da geometria fractal e como inserir esse conteúdo na educação básica. A fundamentação teórica apoiou-se no ensino de geometria fractal, no que refere ao seu desenvolvimento e ensino por meio de outros conteúdos. Como embasamento metodológico, utilizou-se a investigação de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados foi utilizado a roda de conversa. Nesse estudo observouse o envolvimento dos sujeitos da pesquisa em aprender a respeito da geometria fractal de forma a articular a matemática com ela mesma, despertando assim o interesse pela busca de conhecimentos acerca dessa temática, com propostas que contribuem para o processo e ensino e aprendizagem da geometria fractal na educação básica.
ABSTRACT: The aim of this study was to investigate the knowledge that mathematics teachers have about fractal geometry and how to insert this content in basic education. The theoretical foundation was based on the teaching of fractal geometry, with regard to its development and teaching through other contents. As a methodological basis, we used the investigation of a qualitative nature and as a data collection instrument, the conversation circle was used. In this study, the involvement of the research subjects in learning about fractal geometry was observed in order to articulate mathematics with itself, thus awakening interest in the search for knowledge about this theme, with proposals that contribute to the process of teaching and learning fractal geometry in basic education.
Redes Sociais