Esporte, escola, convivência e trajetória : o jeito de construir afeta o final da história
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O objetivo do estudo foi pesquisar bibliograficamente como o esporte escolar pode auxiliar na trajetória escolar do aluno, na dimensão da permanência e êxito deste neste ambiente. Ainda objetivou-se analisar através de documentos, como a legislação brasileira entende o esporte escolar e como a comunidade acadêmica vinculada a plataforma CAPES compreende os fenômenos da evasão e permanência escolar. Para esta comunidade, os fenômenos da evasão e permanência e êxito são entendidos como duas resultantes possíveis de um processo, que compreende a trajetória escolar de um indivíduo. A partir disto, buscou-se materializar a discussão a partir de um contexto específico (o Instituto Federal do Espírito Santo). Para tal, recorreu-se a plataforma Nilo Peçanha. Os documentos foram analisados separadamente de forma qualitativa, assim como os dados da plataforma. Entendeu-se que o estado explicita o esporte escolar como um dos elementos centrais para a formação do individuo, e deve ser promovido e praticado neste ambiente, com base em princípios que evitem a competitividade excessiva e a seletividade. A plataforma aponta que a porcentagem de alunos evadidos continua alta, mesmo que venha diminuindo durante os anos analisados. Em seguida, para dialogar com os dados e conclusões encontradas, o artigo debruça-se sob a obra de Piekarz (2016), com o intuito de compreender como os atores da comunidade do IFES dimensionam o esporte escolar a partir do JIFES. Estes apontaram as interações socioculturais, como o principal elemento de formação individual e coletiva, inerente ao evento. Concluiu-se a partir do exposto, que o esporte escolar praticado em moldes que concebam a interação social entre os indivíduos deste ambiente, como elemento central de sua disposição material, é um conteúdo que supre as demandas necessárias para a compreensão e consonância de definição e trato adequado dos fenômenos da evasão e permanência e êxito escolar. Pratica verificada no JIFES.
ABSTRACT: The objective of the study was search bibliographically how the school sports can help in school career of the student, on persistence dimension of this in this environment. Still aimed analyze through documents, how the Brazilian legislation understand the school sport (from the laws and how the academic community linked to CAPES platform understand the phenomena of school dropout and persistence. For this community, the phenomena of school dropout and persistence are understood as two possible outcomes of a process, which comprises the school trajectory of an individual. From this, looked for materialize the discussion from a specific context (the Federal Institute of Espírito Santo). For this, resorted to the Nilo Peçanha platform. The documents were organized in tables and separately analyzed qualitatively, just like the platform data. It was understood that the state explains the educational sport as one of the central elements for the formation of the individual, and it must be promoted and practiced in this environment, based on principles that avoid excessive competitiveness and selectivity. The platform points out that the percentage of dropout students remains high, even if it has been decreasing during the analyzed years. Then, to dialogue with the data and conclusions found, the article focuses on the work of Piekarz (2016), in order to understand how the actors of the IFES community dimension school sports from the JIFES. These pointed out the sociocultural interactions as the main element of individual and collective formation, inherent to the event. It was concluded from the above that the school sport practiced in ways that conceive the social interaction between the individuals of this environment, as a central element of its material disposition, is a content that supplies thenecessary demands for the understanding and consonance of definition and adequate treatment of the phenomena of school evasion and permanence and success. Practice verified in JIFES. Keywords: School sports; Persistence; IFES; JIFES.
Redes Sociais