Browsing Linguística, Letras e Artes by Title
Now showing items 1-20 of 26
-
“Aprendendo a leitura perversa do mundo” : a formação com professores do ensino fundamental na perspectiva do Letramento Crítico
(São Paulo, 2023)RESUMO: Esta pesquisa investiga uma experiência de formação continuada com professoras do ensino fundamental do sistema municipal de ensino da cidade de Vitória (ES), a partir do trabalho colaborativo, envolvendo as ...
-
Autoetnografia e processos de subjetificação em educação linguística : (trans)formação de uma professora de inglês
(2020)RESUMO: Para alcançar e transcender fronteiras e concepções pré-estabelecidas em relação à linguagem e à formação de professores, tornou-se comum em nossa sociedade líquida (BAUMAN, 2001) buscar novas formas de ver o mundo. ...
-
Cartografias do corpo: disrupções imagéticas do corpo negro em James Baldwin
(Rio de Janeiro, 2022-01-28)A presente tese teve como objetivo mapear, na combinação entre literatura e diferentes suportes plásticos, fílmicos e fotográficos, a representação do corpo negro na obra literária e ensaística de James Baldwin (1924-1987). ...
-
Contribuições da literatura para a estruturação do eu no adolescente : um diálogo entre O pequeno príncipe e a psicanálise
(Vitória, 2020)RESUMO: O projeto de pesquisa vinculado ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do IFES - campus Vitória possui como tema: Contribuições da literatura para a estruturação do eu no adolescente: um diálogo ...
-
Espaço de Arte Atelier : experimentando em 16 platôs
(Vitória, 2023)RESUMO: A pesquisa está ligada à linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades, uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH/Ifes). Seu tema central são os possíveis ...
-
Espelho, espelho meu, que professora sou eu? Reflexos e refrações sobre a formação do professor de Língua Portuguesa e os novos letramentos em um estudo autoetnográfico
(Vitória, 2022)RESUMO: A formação do professor de Língua Portuguesa e as práticas de Novos Letramentos são temas importantes para a área educacional e que ainda carecem de investigações. Assim, este estudo visa contribuir com a construção ...
-
Estratégias de gestão de faces e de lugares em audiências com adolescentes em conflito com a lei
(2019)RESUMO: Este estudo trata do tema do adolescente em conflito com lei, a partir do lugar ocupado por ele e por outros atores (tais como o juiz e o promotor), em audiências judiciais. Trata-se de estudo que parte do pressuposto ...
-
Eu não queria precisar lutar: a escrita de um romance
(Vitória, 2021)RESUMO: A área de estudo denominada de Escrita Criativa compreende a produção de obras literárias como objeto de investigação. Inserindo-se nessa área, este trabalho divide-se em duas partes. A primeira delas é uma narrativa ...
-
A exploração das máximas conversacionais de Grice como estratégia argumentativa em charges e comentários no Instagram
(Vitória, 2021-10-15)A proposta desta pesquisa é observar a relação da teoria das implicaturas (Grice (1982 [1975]) com as abordagens argumentativas, com o objetivo de destacar quando as máximas conversacionais griceanas são exploradas com ...
-
A formação do leitor crítico como mecanismo de problematização da violência contra a mulher
(Vitória, 2020)RESUMO: O objetivo desta pesquisa é propor atividades de práticas de leitura e escrita que possibilitem a formação de leitores críticos por meio de textos que abordem o tema ―violência contra a mulher‖, seja pelo fato ...
-
Formação Humana e educação literária: a literatura nas provas do Enem
(Vitória/ES, 2022-07)Considerando o papel da literatura na formação humana e considerando que, na organização social coetânea, a educação escolar assume função proeminente neste processo, esta pesquisa teórico-bibliográfica e documental investiga, ...
-
Formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI : os papéis da língua inglesa e da tecnologia digital
(2016)RESUMO: Este estudo tem como objetivo refletir sobre a formação inicial de professores de inglês do e para o século XXI. Para tanto, o estudo analisa crenças de professores formadores e de professores de inglês em formação ...
-
Gestão da tradução e da interpretação de Libras e língua portuguesa no Instituto Federal do Espírito Santo
(Vitória, 2022)Com o fortalecimento da política de educação inclusiva no século XXI, a tradução e a interpretação de e para línguas de sinais se tornaram atividades regulares em instituições de ensino. Considerando a necessidade de ...
-
Guerra e caminho em rede para uma retórica da ação : uma análise cognitivo-discursiva de pronunciamentos acerca da gestão da pandemia da Covid-19 no Espírito Santo
(Campos dos Goytacazes - RJ, 2024)RESUMO: Nesta tese investigou-se a relação cognitivo-discursiva das metáforas conceptuais de Guerra e de Caminho, seus desdobramentos, e das metáforas situadas com o objetivo de apresentar uma proposta interdisciplinar de ...
-
Leitura dialógica de textos/enunciados noticiosos materializados em meio digital : desafios no ensino fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: Os estudantes do Ensino Fundamental, de forma geral, parecem não se interessar em acompanhar as notícias que circulam no meio social e, consequentemente, não se posicionam ou não se manifestam criticamente ...
-
Leitura literária temática no Ensino Médio : princípios e orientações metodológicas
(Vitória, 2021)Partindo de uma exposição de dados que situam a leitura como uma questão desafiadora para a educação brasileira, situamos nossa tese no recorte da leitura literária em ambiente escolar, problematizando, particularmente, a ...
-
Literatura Migrante na França: a premiação de Chanson Douce, de Leïla Slimani, e de Petit Pays, de Gaël Faye, pela Academia Goncourt
(Vitória, 2021)RESUMO: Na presente tese analisa-se a constituição histórica da França e como seu povo se enxerga e enxerga os movimentos migratórios internos e externo, principalmente a visão francesa de migração advinda dos países ...
-
O MEME COMO DISPOSITIVO PARA AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO, COMUNICATIVO E CULTURAL DOS ALUNOS EM FORMAÇÃO NO IFES
(Salvador, 2023)Este trabalho se pautou em oportunizar ambiências no espaço escolar para que professores e estudantes possam vivenciar e refletir maneiras de buscar um fazer pedagógico em sintonia com as tecnologias digitais, cada vez ...
-
"No princípio era o caos" : limites e possibilidades das práticas informais de aprendizagem musical na escola
(2019)RESUMO: O presente trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa que possui como tema central a aplicação das práticas informais de aprendizagem musical na escola. Assim, pretendo responder a seguinte questão de ...
-
Pathos, ethos e logos em charges de Charlie Hebdo
(2019)RESUMO: O jornal Charlie Hebdo ganhou notoriedade mundial em decorrência do seu envolvimento em polêmicas, as quais culminaram em atentados promovidos por grupos extremistas islâmicos. Com um humor peculiar, o teor dos ...
Redes Sociais