O aplicativo telegram como proposta de tecnologia educacional
tcc
Em tempos pandêmicos, a discussão sobre a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação à distância intensificou-se, trazendo importantes reflexões sobre o uso dessas metodologias nas práticas pedagógicas. Compreendendo a necessidade desse momento que transformou o ensino, esta pesquisa traz um estudo, na forma de revisão de literatura, sobre o uso do aplicativo Telegram como tecnologia educacional, objetivando verificar como esse aplicativo de mensagens instantâneas, além de promover interação e socialização entre pessoas, pode também ser adotado como tecnologia educacional de apoio às práticas pedagógicas em diferentes níveis/modalidades de ensino. Como sugestão de aplicação do conteúdo, elaboramos uma sequência didática como proposta de intervenção pedagógica no intuito de demonstrar, por meio das atividades, as possibilidades de utilização do aplicativo em sala de aula. Embora no decorrer da referida pesquisa tenham sido encontradas escassas produções científicas sobre o Telegram, observou-se que é um aplicativo que ainda está em difusão, não sendo ainda o mais utilizado no país. Apesar disso, tem apresentado crescimento no número de usuários.
In pandemic times, the discussion about the use of Digital Information and Communication Technologies in distance education has intensified, bringing important reflections about the use of these methodologies in pedagogical practices. Understanding the need of this moment that transformed teaching, this research brings a study, in the form of literature review, about the use of Telegram as an educational technology, aiming to verify how this instant messaging application, besides promoting interaction and socialization among people, can also be adopted as an educational technology to support pedagogical practices in different levels/modalities of education. As a suggestion for the application of the content, we developed a didactic sequence as a proposal for pedagogical intervention in order to demonstrate, through activities, the possibilities of using the application in the classroom. Although during this research few scientific productions on Telegram were found, it was observed that it is an application that is still in diffusion, not being yet the most used in the country. Despite this, it has shown growth in the number of users.
Redes Sociais