dc.contributor.advisor | Paula, Vasti Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Rebuli, Yara Ferreira . | |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T22:04:55Z | |
dc.date.available | 2023-05-04T22:04:55Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | CASSEMIRO, C. et al. A tecnologia como ferramenta para a aprendizagem das crianças com síndrome de Asperger no ambiente escolar. 2017.Disponível em: <https://www.siva.it/research/eustat/eustgupt.html>. Acesso em: 01, agos. 2022. CAVALCANTI, Ricardo Sousa; DE CARVALHO, Lílian Amaral. Ferramentas educacionais digitais para crianças autistas, Minas Gerais, v. 10, n. 10, p. 4 – 5. 2021. Disponível em: <https://www.siva.it/research/eustat/eustgupt.html>. Acesso em: 13, set. 2022. DELBIANCO, Leticia Carlos. A lei n° 13.146, de 2015: Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência) e seus reflexos no ordenamento jurídico brasileiro. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20146 >. Acesso em: 14, set. 2022. GALVÃO FILHO, Teófilo. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, v.1 p. 207-235, 2009. GALVÃO FILHO, Teófilo. Tecnologia Assistiva: favorecendo práticas pedagógicas inclusivas. Publicado na Revista Profissão Mestre, Curitiba: Humana Editorial, ano 12, nº 133, p. 14, outubro/2010, ISSN: 1984-8528. Bersch, Rita. Introdução a tecnologia assistiva. Porto Alegre R.S, 2013. Disponível em: <https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf >. Acesso em: 20, set. 2022. LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education. 2009. SANTOS, Wederson Rufino. Pessoas com deficiência: nossa maior minoria. Physis: revista de saúde coletiva, v. 18, p. 501-519, 2008. Disponível em: <https://SciELO - Brasil - Pessoas com deficiência: nossa maior minoria Pessoas com deficiência: nossa maior minoria>. Acesso em 15, agos. 2022. SOARES, Larissa Fernandes. A utilização das tecnologias no desenvolvimento da aprendizagem de crianças e adolescentes com autismo. 2019. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1911. Acesso em 13, agos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3189 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem no contexto escolar para crianças com deficiência intelectual e como essas tecnologias favorecem os processos de inclusão. Para tanto, utilizamos o aplicativo Jade Autism, um aplicativo desenvolvido para crianças com TEA (Transtorno Espectro Autista). O aplicativo possui a funcionalidade de gerar gráficos que avaliam o desempenho dos usuários em treze categorias. A pesquisa é de natureza qualitativa e, por meio da pesquisa de campo, analisamos 4 usuários participantes da pesquisa, a eficácia do uso da tecnologia como ferramenta que contribui para a aquisição e desenvolvimento de habilidades diversas às pessoas com deficiência. Para as discussões teóricas trouxemos as contribuições de Radabaugh 1993), Diniz (2007), Figueira (2008) e Oliver (1990). Dentre os principais resultados, a partir do uso do aplicativo Jade Autism, destacamos a promoção da independência dos usuários no acesso e a abordagem de diversos temas que, se abordados de outras formas, não seriam compreendidos. Percebemos, ainda, com a utilização do aplicativo Jade Autism, que os usuários são provocados cognitivamente, além de dar possibilidades ao mais limitados na área motora, facilitando o uso do computador e consequentemente, ampliando assim seus horizontes, tanto na aprendizagem, quanto na vida.
Palavras-chave: Educação. Inclusão. Aprendizagem. Aplicativo. Tecnologia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 34 | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Educação especial - Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.title | O uso da tecnologia digital como favorecedora dos processos de inclusão de estudantes com deficiência. | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Informática na Educação | |
dc.contributor.member | Barbosa, Manoel Augusto Polastreli | |
dc.contributor.member | Oliveira, Kenia Luiza Rabelo de | |
Redes Sociais