O uso da tecnologia digital como favorecedora dos processos de inclusão de estudantes com deficiência.

Rebuli, Yara Ferreira . (2022)

tcc

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem no contexto escolar para crianças com deficiência intelectual e como essas tecnologias favorecem os processos de inclusão. Para tanto, utilizamos o aplicativo Jade Autism, um aplicativo desenvolvido para crianças com TEA (Transtorno Espectro Autista). O aplicativo possui a funcionalidade de gerar gráficos que avaliam o desempenho dos usuários em treze categorias. A pesquisa é de natureza qualitativa e, por meio da pesquisa de campo, analisamos 4 usuários participantes da pesquisa, a eficácia do uso da tecnologia como ferramenta que contribui para a aquisição e desenvolvimento de habilidades diversas às pessoas com deficiência. Para as discussões teóricas trouxemos as contribuições de Radabaugh 1993), Diniz (2007), Figueira (2008) e Oliver (1990). Dentre os principais resultados, a partir do uso do aplicativo Jade Autism, destacamos a promoção da independência dos usuários no acesso e a abordagem de diversos temas que, se abordados de outras formas, não seriam compreendidos. Percebemos, ainda, com a utilização do aplicativo Jade Autism, que os usuários são provocados cognitivamente, além de dar possibilidades ao mais limitados na área motora, facilitando o uso do computador e consequentemente, ampliando assim seus horizontes, tanto na aprendizagem, quanto na vida. Palavras-chave: Educação. Inclusão. Aprendizagem. Aplicativo. Tecnologia.