Fatores que favorecem e/ou dificultam a prática de esportes por meninas nas aulas de educação física

Oliveira, Daiane Rodrigues (2023)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO: As discussões sobre a temática de gênero, baseadas na ideia de interação e construção social, vêm sendo utilizadas por diferentes campos de estudos como por exemplo, no esporte. Os diversos tipos de acesso à cultura esportiva têm resultado em distintas apropriações desse fenômeno, o qual, por vezes, gera exclusões de alguns grupos de indivíduos, constituído de corpos menos habilidosos e as meninas, os principais afetados por esse fenômeno. O presente artigo busca, por meio de uma revisão sistemática, compreender e refletir quais fatores favorecem a prática de esportes por meninas nas aulas de educação física, além de quais obstáculos têm surgido e como eles têm sido abordados por professores no cotidiano das aulas e quais estratégias os artigos trazem para solucionar tais questões.

ABSTRACT: The discussions on the gender theme, based on the idea of an interaction and social construction, have been used by different fields of study, such as sport. The various types of access to sports culture have resulted in different appropriations of this phenomenon, which, at times, generates exclusions of some groups of individuals, consisting of less skilled bodies and girls, the main affected by this phenomenon. The present article seeks, by means of a systematic review, to understand and reflect which factors favor the practice of sports by girls in physical education classes, in addition to which obstacles have arisen and how they have been addressed by teachers in the daily routine of classes and which strategies the articles bring to solve such issues.


Collections: